Notícias

 |  hmin

Vice de Ciro deve ser definido depois da convenção

Partidos que integram a Frente Trabalhista confirmam encontro de segunda-feira, mas não garantem chapa completa

Com dificuldades para chegar a um acordo na definição do candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Ciro Gomes os partidos que integram a Frente Trabalhista (PPS, PDT e PTB) só deverão escolher o nome depois de formalizada a aliança.

A possibilidade de adiar novamente o anúncio do vice foi admitida na noite desta sexta-feira, dia 7, pelo ex-governador Leonel Brizola, em entrevista por telefone a Zero Hora, em meio a uma reunião com Ciro e a cúpula do PTB em seu apartamento, no Rio.

No encontro, Brizola exigiu de Ciro um compromisso com pontos do programa do PDT, a começar pela escola de turno integral para crianças carentes, a mais importante bandeira do trabalhismo. Nesse ponto não há divergências. O ex-governador quer também que a Frente se comprometa a consultar a população, em plebiscito, em caso de privatização de estatais ou de mudanças nas leis trabalhistas.

Brizola admitiu que a Frente enfrenta vários problemas nos Estados que geram insegurança, mas garantiu que a convenção conjunta desta segunda-feira será realizada:

– Prevalece a decisão de apoiar Ciro, a quem considero o candidato mais qualificado para comandar as mudanças que o Brasil precisa.

Na tarde desta sexta, o presidente nacional do PPS, senador Roberto Freire (PE), previa a definição do vice neste final de semana. Freire garantiu que o PPS referendará o nome que Ciro escolher e confirmou a realização da convenção de segunda-feira.

– O partido está ouvindo várias tendências. Mas tem de ficar claro que a decisão é do Ciro. O PPS endossará quem ele escolher – disse o senador.

O deputado federal Edir Oliveira (PTB) demonstrou irritação ao comentar o impasse na escolha do vice de Ciro. Segundo ele, o partido estava "em pé de guerra" e dividido em relação ao melhor nome.

– A definição está sentro tratada a sete chaves. Nem nós do partido sabemos o que a cúpula está pensando hoje – disse o deputado.

Para Oliveira, o nome da ex-vereadora de Porto Alegre Sônia Santos (PTB) já está descartado. Procurada por Zero Hora, a vereadora não foi localizada.

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.