Notícias

 | 07/02/2006 13h29min

Manifestantes pedem expulsão de embaixador dinamarquês do Egito

Charges de Maomé publicada em jornais ocidentais causaram revolta no mundo islâmico

Dezenas de pessoas fizeram uma manifestação hoje de forma pacífica em frente à embaixada da Dinamarca no Cairo para pedir a expulsão do embaixador dinamarquês como protesto devido às charges do profeta Maomé publicadas pela primeira vez em um jornal desse país. Segundo testemunhas, os manifestantes se reuniram nas calçadas em frente à sede da representação diplomática, que fica no bairro de Zamalek.

Os manifestantes estavam com cartazes nas quais tinham escrito frases como "Expulsão do embaixador dinamarquês do Egito", "Boicote aos produtos dinamarqueses", "Não à indústria dinamarquesa" e "Todos os egípcios rejeitam a ofensa a Maomé". Centenas de policiais bloquearam todas as ruas que levam à embaixada para proibir a chegada dos manifestantes até o edifício da representação.

Na manhã de hoje, aconteceram outras duas manifestações, também de forma pacífica, nas universidades do Cairo e Ein Shams, na capital, onde os estudantes - muitos deles com o Corão na mão - também exigiram um boicote econômico aos países europeus onde as caricaturas foram publicadas.

Protestos semelhantes ocorreram nas últimas 24 horas em outros países árabes e islâmicos, incluindo o Irã, onde centenas de manifestantes jogaram pedras e coquetéis molotov contra as embaixadas da Áustria e da Dinamarca. Manifestantes libaneses incendiaram no domingo passado o consulado dinamarquês em Beirute, um dia depois de milhares de sírios colocarem fogo nas missões diplomáticas da Noruega e da Dinamarca em Damasco.

AGÊNCIA EFE
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.