Notícias

 | 09/01/2006 17h53min

Torcedores austríacos são denunciados por gesto nazista

O Bulldogs do clube Braunau divulgaram foto com saudação hitlerista

Autoridades do estado federado da Alta Áustria preparam denúncia contra torcedores do clube de futebol de Braunau – cidade natal de Adolf Hitler – por terem publicado na Internet uma foto na qual fazem a saudação nazista durante uma visita ao antigo campo de concentração de Mauthausen. O fato foi divulgado nesta segunda pelo Partido Comunista (KP) da Alta Áustria, que informou à imprensa local sobre o tema e exigiu medidas legais para coibir esse tipo de crime, já que no país qualquer apologia ao nazismo é proibida por lei. O clube Braunau disputa a liga regional do estado.

Após receber a denúncia, as autoridades judiciais da Alta Áustria anunciaram nesta tarde que preparam um processo contra os responsáveis pela torcida Bulldogs de Braunau, que na página da facção na Internet publicaram as imagens com a saudação nazista. No site dos torcedores, ainda podia ser vista hoje uma brincadeira de conteúdo anti-semita. No entanto, centenas de pessoas escreveram mensagens condenando o fato e expressando indignação.

O prefeito de Braunau, o social-democrata Gerhard Skiba, se disse horrorizado com o conteúdo das fotos, e acrescentou que o episódio prejudica a imagem da cidade. Skiba declarou que esteve reunido hoje com dois integrantes da torcida, que teriam negado proximidade com a ideologia nazista. O dirigente assegura que os gestos são resultado de ações individuais, injustificáveis. Já o presidente do Braunau, Gerhard Holzinger, afirmou que o clube não dá apoio a ideais nazistas.

Um porta-voz dos Verdes, que governam em coalizão com o Partido Popular (ÖVP) o estado da Alta Áustria, informou hoje que as fotos publicadas são totalmente inaceitáveis e mais que questionáveis quando analisadas por um ponto de vista democrático.

O ditador nazista Adolf Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 em Braunau, cidade de 17 mil habitantes que se encontra perto da fronteira com a Alemanha, 100 quilômetros ao oeste de Linz, capital do estado federado da Alta Áustria.

AGÊNCIA EFE

Notícias Relacionadas

04/01/2006 18h41min
Di Canio promete não fazer mais gestos fascistas
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.