Notícias

 | 18/12/2005 10h17min

São Paulo bate Liverpool e conquista tri mundial

Mineiro marcou o gol que deu o tricampeonato ao time paulista

Com grande atuação do goleiro Rogério Ceni, o São Paulo venceu o Liverpool por 1 a 0 na manhã deste domingo no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, e conquistou pela terceira vez em sua história o Mundial Interclubes. Mineiro foi o autor do único gol da partida, marcado aos 26 minutos do primeiro tempo.

Com a conquista, o clube paulista tornou-se o primeiro time brasileiro a vencer três mundiais, superando o bicampeão Santos (1962 e 1963) e os campeões Flamengo (1981), Grêmio (1983) e Corinthians (2000). O tricolor ainda igualou-se a Peñarol, Nacional, Boca Juniors, Real Madrid e Milan, únicos ticampeões.

Como no confronto contra o Al Ittihad, pelas semifinais, o início do jogo foi nervoso para o São Paulo. Enquanto o time brasileiro rifava a bola, o Liverpool trocava passes e caprichava nos cruzamentos. Foi assim que quase abriu o placar logo nos primeiros minutos, quando Morientes cabeceou rente à trave.

Com o tempo, o São Paulo se acalmou e passou a jogar melhor. A forte marcação dificultou o trabalho dos ingleses, e as tabelas entre os dois atacantes começaram a funcionar. Numa delas, Aloísio trocou passes com Amoroso, que fintou o zagueiro e ficou de frente para o gol. O chute colocado parou nas mãos de Reina.

Melhor em campo, o São Paulo conseguiu, aos 26 minutos, o que antes do jogo parecia improvável: superar a defesa do time inglês, que não sofria gol há 11 jogos. Fabão passou para Aloísio, que enfiou uma linda bola por cima da zaga e deixou Mineiro na cara do gol. O volante dominou e bateu colocado para abrir o placar.

Sem espaço para penetrar na defesa são-paulina, o Liverpool voltou a investir nas jogadas altas e quase foi bem sucedido com Luis Garcia. Na primeira, o volante desviou e acertou o travessão. Um pouco depois, ele cabeceou de novo e forçou Rogério Ceni a fazer uma linda defesa.

Diferente do primeiro tempo, a etapa final foi como se imaginava que seria o confronto. O Liverpool dominou completamente o jogo, enquanto o São Paulo se encolheu e praticamente não ameaçou o gol de Reina. Lançamentos longos, cruzamentos e jogadas pelas pontas eram as principais armas dos ingleses.

A forte pressão resultou em três gols, todos corretamente anulados pelo árbitro mexicano Benito Armando Archundia. No primeiro, Luis Garcia recebeu em impedimento e cabeceou para as redes. No segundo, o goleiro Rogério Ceni sofreu falta na cobrança de escanteio, antes da conclusão de Hyypia. No terceiro, Sinama Pongolle estava em posição irregular.

Com o passar do tempo, o desespero bateu no Liverpool, que, mais do que nunca, investiu nos cruzamentos na área, sempre bem rechaçados pela defesa são-paulina. No último lance, Luis Garcia tentou um chute de fora da área e mandou por cima do gol. Era o que bastava para a torcida do São Paulo soltar o grito de tricampeão mundial.

AGÊNCIA PLACAR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.