Notícias

 | 25/10/2005 14h25min

IPI critica embargo da Fifa a material gráfico digital

Sites só poderão publicar fotos depois de uma hora do término do jogo

O Instituto Internacional da Imprensa (IPI) criticou hoje a Fifa por estar disposta a impor um embargo de uma hora ao material gráfico digital da Copa do Mundo da Alemanha.

– O direito da imprensa de exercer sua profissão de forma livre não deveria sofrer em virtude de um contrato comercial – assegurou Johann P. Fritz, diretor do IPI, que reúne jornalistas e editores de comunicação de mais de 120 países.

Fritz acrescenta que o embargo põe em risco o direito dos jornalistas a informar seus leitores e ressalta que é uma vergonha que a Fifa esteja tentando controlar as fotos desta maneira.

O IPI assinala em um comunicado emitido hoje em Viena, sede do Instituto, que a Fifa pretende proibir os meios de comunicação credenciados na Copa da Alemanha a publicar fotos digitais dos jogos até uma hora depois do fim das partidas.

O IPI considera que o futebol, como matéria informativa, obteve uma grande publicidade gratuita graças às notícias divulgadas em meios eletrônicos.

A medida, anunciada pela Fifa no último dia 12, não afeta a imprensa escrita, mas sim os sites, já que a Fifa espera vender a meios eletrônicos e a operadores de telefonia celular o direito de distribuir com exclusividade fotos dos partidos enquanto eles estão sendo disputados.

AGÊNCIA EFE

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.