| 12/06/2004 19h57min
Não foi a estréia que o técnico José Luiz Plein gostaria. O Grêmio perdeu por 3 a 2 para o São Paulo na tarde deste sábado, dia 12, no Morumbi. O time gaúcho até saiu ganhando com um gol de Christian, de pênalti, mas permitiu três gols seguidos do adversário, com Cicinho, Marquinhos e Luís Fabiano. No início do segundo tempo, o centroavante gremista voltou a marcar. O Grêmio demonstrou uma mudança de atitude nos 45 minutos finais e empurrou a equipe do técnico Cuca para o campo de defesa. Mas faltou uma melhor finalização para chegar ao gol de empate. A boa marcação adversária impedia o ataque gremista chegar com mais força à frente. Com o resultado negativo, o time permanece com 10 pontos na tabela de classificação.
O Grêmio foi uma equipe esforçada no primeiro tempo. Começou objetivo na marcação, mas sempre com dificuldades de chegar ao ataque, seja pelas laterais ou pelo meio-campo. Depois dos 15 minutos iniciais, o time de Plein chegou a ter o domínio da partida. E aproveitou. Em um contra-ataque rápido, Bruno encontrou Christian na entrada da área. Pressionado pela marcação de dois defensores, o centroavante gremista foi derrubado na área. Pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e abriu o marcador no Murumbi aos 21 minutos.
Mas o São Paulo não se abateu. O Grêmio apostou no contra-ataque, mas também começou a pecar nas roubadas de bola. Além disso, cedeu espaço ao habilidoso lateral-direito Cicinho. A equipe comandada por Cuca cresceu, empurrando o Grêmio para o campo de defesa. E foi aos 33 minutos que o tricolor paulista chegou à igualdade. Luís Fabiano se livrou da marcação e rolou na direita para Cicinho, que invadiu livre a área e bateu cruzado. A bola mudou de trajetória ao bater em Claudiomiro e traiu o goleiro Tavarelli, que foi encoberto no lance.
Depois disso, o Grêmio se retraiu e até mostrou certa apatia. Antes do fim da primeira etapa, Luís Fabiano recebeu livre na entrada da área e bateu na saída de Tavarelli aos 36 minutos. Aos 44, Marquinhos aproveitou sobra de bola na esquerda e mandou no ângulo, decretando o 3 a 1.
Mas Plein fez alterações positivas durante o intervalo. Sacou Leanderson e Bruno para o ingresso de Tiago Prado e Deives Thiago, respectivamente. Permaneceu no 4-4-2, deslocando Claudiomiro para a função de volante. O que o treinador tinha planejado para a partida até se concretizou. O Grêmio marcou o adversário desde a saída de bola, e a presença de Claudiomiro deu maior segurança à zaga – exceto pelos deslizes de Marcelo Magalhães, que tentou sair jogando dentro da área por duas vezes e perdeu a bola em ambas.
E foi no reinício do jogo também que o Grêmio encontrou o segundo gol, aos 6 da etapa complementar. Novamente com Christian, aproveitando bola mal afastada pela defesa do São Paulo. O centroavante pegou de primeira e acertou o canto do gol de Rogério Ceni. Foi a única grande conclusão da equipe na fase final.
Apesar da derrota, o Grêmio demonstrou mudança de atitude e se impôs mesmo na casa do adversário. Marcelinho ainda entrou no lugar de Cláudio Pitbull, mas não conseguiu furar o bloqueio da defesa armado pelo técnico Cuca.
Para o próximo compromisso pelo Brasileirão, contra o Coritiba, Plein deve ter à disposição o zagueiro Baloy e o volante Cocito no time titular, inclusive Felipe Melo como alternativa para o meio-campo. O goleiro Márcio poderá ter condições de jogo. Se não vencer o time paranaense na rodada seguinte, o Grêmio tem chance de se aproximar muito da zona de rebaixamento.
JULIANO SCHÜLERGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.