Notícias

 |  hmin

Deficientes visuais participarão de duas modalidades

A 43ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina – que teve a abertura oficial nesta quinta, dia 30, em Blumenau – terá a participação de portadores de deficientes visuais em duas modalidades: atletismo e futebol de salão.

As disputas acontecem como apresentação este ano, mas a idéia é que nas próximas edições ocorra uma competição paralela destinada aos portadores de necessidades especiais.

– Não temos notícias de que no Brasil aconteçam para-jogos simultaneamente a competições semelhantes aos Jogos Abertos – diz Agnaldo Nunes, diretor de desporto da Fundação Catarinense de Deportos (Fesporte).

Serão cinco provas no atletismo: 100m livre, 100m com guia, 800m, lançamento de disco e peso. E duas categorias para o futebol de salão conforme o grau de deficiência: B1 para totalmente cegos e B2 para parcialmente cegos.

O atletismo acontece na manhã do próximo domingo dentro das seletivas para a competição oficial. Os jogos de futebol de salão serão antes dos jogos oficiais na próxima terça.

Segundo Agnaldo Nunes, ainda não foi desenvolvido um critério de participação para os ParaJasc. Ele informa que para esta edição foram convidados municípios que desenvolvem projetos voltados aos deficientes visuais.

Criciúma, Chapecó, Orleans e Joinville já confirmaram a presença de seus times de futebol de salão e atletismo.

Blumenau vai participar com uma equipe de atletismo, assim como Lages e Florianópolis – que ainda não confirmaram sua presença.

De acordo com Agnaldo Nunes, a participação de para-atletas nos Jasc atende à política de inclusão através do esporte desenvolvida pelo ministério da Educação e Desporto.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.