Geral | 04/10/2013 11h24min
O final de semana e o início da próxima semana serão de tempo estável na Região Central.
O meteorologista do Grupo de Pesquisas Climáticas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Caetano, explica que ao longo da próxima semana as temperaturas devem girar em torno dos 10°C durante a manhã e 20°C pela tarde.
Esta grande amplitude térmica é explicada pelo pelo ar seco, que facilita a perda de temperatura na ausência do sol. Isto porque não há nenhum fator atmosférico que consiga bloquear com eficiência a evasão do calor quando o sol se põe.
Na primavera, radiação ultravioleta de verão
Termina, nesta sexta-feira, um fenômeno que só ocorre na primavera em que a faixa de radiação ultravioleta atinge valores semelhantes aos do verão.
O estudo, pioneiro no Brasil, é desenvolvido por um pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e alerta para o aumento de raios ultravioletas no Sul do país durante a primavera.
A pesquisa do doutorando em Meteorologia Lucas Vaz Peres, identificou um fenômeno chamado "efeito secundário do buraco de ozônio Antártico". Nesta primavera, o fenômeno aconteceu entre a quarta e a sexta-feira.
- Esse fenômeno ocorre em função da circulação de uma massa de ar polar pobre em ozônio vinda da região Antártica. Nesses dias, a radiação deve ser semelhante a que é constatada no verão. Ele impacta no aumento de 15% a 20% na radiação ultravioleta B (UVB) - explica o meteorologista, que não descarta outra incidência do fenômeno até novembro.
DIÁRIO DE SANTA MARIAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.