Notícias

Geral  | 29/08/2013 10h20min

Acordo que trouxe cubanos ao Brasil já estava firmado antes do Mais Médicos, diz jornal

Reportagem da Folha de S. Paulo diz que governo brasileiro já havia assinado convênio com a Opas em abril

Antes mesmo de lançar o programa Mais Médicos, o governo brasileiro já teria assinado com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o contrato que permitiu trazer 4 mil médicos cubanos ao país.

É o que diz reportagem publicada pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira. Conforme publicado no jornal, o "80º termo de cooperação técnica para desenvolvimento de ações vinculadas ao projeto de acesso da população brasileira à atenção básica em saúde", com data de 26 de abril deste ano, traça regras gerais para parcerias com a entidade. Válido por cinco anos prorrogáveis por igual período, esse termo serviu de base para que fosse firmado em agosto o convênio com Cuba.

O Mais Médicos foi lançado pelo Ministério da Saúde em julho, priorizando profissionais brasileiros. Finalizada a primeira rodada de seleção, com 10% das vagas preenchidas, o governo federal indicou que a solução seria um acordo para trazer médicos de Cuba.

O Ministério da Saúde afirma que assinou o termo de cooperação com a Opas, em abril, como um "guarda-chuva" para ações de reforço à atenção básica.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.