Geral | 28/07/2013 19h43min
O papa Francisco se despediu dos brasileiros no início da noite deste domingo pedindo para fiéis orarem por ele. Encerrou com um simples 'até breve', em uma confirmação de que pretende voltar ao país em 2017, quando serão celebrados os 300 anos da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A imagem da Santa foi encontrada por pescadores em 1717, no Rio Paraíba do Sul. Em vários trechos de sua fala, Francisco disse que deixava o país com saudades de tudo o que viveu durante sete dias, desde sua chegada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
— Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes, essas - estou certo - tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha — disse.
O papa destacou a importância dos jovens e pediu que eles viajem o mundo como missionários do amor. Confira trechos do discurso:
SAUDADES
"Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias. Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação, não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários."
PADROEIRA DO BRASIL
"O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade."
PROMESSA DE RETORNO
"O Papa vai embora e lhes diz até breve, um até breve com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe"
VÍDEO: assista a um trecho do flash mob apresentado ao Papa:
>> Leia todas as matérias sobre a vinda do Papa ao Brasil
>> GALERIA: veja mais imagens da cerimônia em Copacabana
A missa do domingo pela manhã
Um público estimado em três milhões de pessoas participou da celebração, que começou às 10h na Praia de Copacabana. Além da presidente Dilma Rousseff, prestigiaram o evento mais dois chefes de Estado: Cristina Kirchner, da Argentina, e Evo Morales, da Bolívia.
Foto: Tasso Marcelo, AFP
Antes do início da cerimônia, jovens realizaram um flash mob, apresentado como "o maior do mundo". Trata-se de uma dança coreografada seguida pela multidão que aguardava o início da missa de encerramento. A dança foi encenada também pelos bispos e cardeais que já estavam no palco. Padres, freiras e leigos dançaram animadamente.
No trajeto de papamóvel até o palco, Francisco passeou animado por toda a extensão da praia. Ele beijou várias crianças e bebês e não parou de acenar para fiéis e voluntários da JMJ, que formavam um cordão de isolamento para sua proteção. O pontífice aceitou uma cuia de chimarrão dada por um fiel e tomou a bebida. Presentes foram jogados no veículo, como camisetas e bandeiras. Os seguranças que cercavam o papamóvel, mais uma vez, tinham expressão de tensão.
Foto: Christophe Simon, AFP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.