Geral | 25/07/2013 05h31min
O mais aguardado ato da visita do papa Francisco ao Rio de Janeiro ocorre nesta quinta-feira, a partir das 17h, quando o Pontífice, sob prometida chuva, desfilará por um dos mais conhecidos cartões-postais do Brasil: a praia de Copacabana.
Francisco descerá de helicóptero no Forte de Copacabana, subirá uma vez mais no papamóvel e, a uma velocidade média de 50 km/h, percorrerá a Avenida Atlântica até o gigantesco palco montado na beira-mar para a Jornada Mundial da Juventude, no Leme. O Papa que já esteve nos braços do povo no dia da chegada e emocionou peregrinos em Aparecida, encontrará nesta quinta-feira, finalmente, os jovens, motivo primeiro da viagem ao país.
>> Leia todas as notícias sobre a vinda do Papa
O padre Eduardo Santos, da paróquia Divino Mestre, de Porto Alegre, passou a tarde desta quarta-feira fazendo contatos com os 60 peregrinos do grupo de jovens Emaús que foi ao Rio para a Jornada. Como cada um está hospedado em uma parte da cidade, era preciso avisar a todos do ponto de encontro para o momento mais esperado até agora: a cerimônia de acolhida com o papa Francisco. O grupo se encontrará em Ipanema e seguirá em caminhada até Copacabana. A ideia é que a turma permaneça unida, mesmo que chegue atrasada, para ouvir a primeira palavra do Pontífice aos jovens. A programação começa às 14h, com DJs e cantores católicos nacionais e internacionais.
— Estão todos animadíssimos! Já foi assim na missa de abertura, mesmo debaixo de chuva, agora com o Papa a animação vai ser maior ainda — adiantou padre Eduardo.
Durante a cerimônia, o padre Fábio de Mello cantará as boas-vindas ao Papa, dando início a um espetáculo que tem a direção de Maurício Tavares, produção de Guto Graça Mello, figurinos do carnavalesco Chico Spinoza e coreografia de Carlinhos de Jesus.
A música, a dança e a poesia carioca terão destaque, e cada região do Brasil será representada por uma música típica. A cantora Fafá de Belém, por exemplo, irá interpretar a canção tema do Círio de Nazaré. Então, o Papa vai falar.
— Estamos ansiosos para ouvir o que o papa Francisco espera da juventude — resume o jornalista Elisandro Garcia de Souza, 30 anos, voluntário na equipe de comunicação E aí? Tchê!, montada para divulgar a Jornada no Rio Grande do Sul, antes e durante o evento.
Na cerimônia, Francisco receberá de presente uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana. A obra terá a assinatura de 60 crianças atendidas pela creche da Paróquia de Copacabana. O Papa se despedirá dos jovens às 19h, mas a festa irá continuar para os peregrinos até as 23h, com mais atrações musicais.
A Bandeira Olímpica e a chave da cidade
Em cerimônia para convidados no Palácio da Cidade, uma das sedes da prefeitura do Rio, em Botafogo, Francisco receberá a chave do Rio e abençoará as bandeiras Olímpica e Paralímpica e a Cruz Olímpica.
O Pontífice vai encontrar, às 9h45min, o prefeito Eduardo Paes, seus familiares e 200 atletas brasileiros.
A chave da cidade foi doada pela joalheria H. Stern e é feita de prata. A criação foi inspirada na cruz, um dos símbolos da Igreja Católica, e a fabricação da joia levou cerca de dois meses.
Com estilo medieval, crucifixos aparecem em desenhos vazados no miolo central e na base da chave, que traz ainda uma inscrição gravada em seu corpo registrando esta primeira passagem do papa Francisco pela cidade.
O Pontífice no campinho
A comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, espera ansiosamente pela visita do papa Francisco na manhã de quinta-feira. O que mais se comenta na favela é quem será a família escolhida para receber o Pontífice em casa.
— Com certeza todos querem ser escolhidos, mas a comunidade toda poderá receber a bênção do Papa no campo de futebol — diz Everaldo Oliveira, membro da comissão organizadora da visita.
São esperadas de 20 mil a 30 mil pessoas para a celebração no campinho. Virão de todas as comunidades que integram o Complexo de Manguinhos, na zona norte do Rio, a poucos minutos do centro. O complexo totaliza uma área de
870 mil m² e tem população estimada de 33 mil habitantes. Uma Unidade de Polícia Pacificadora foi inaugurada na região em janeiro.
O Papa chegará por volta das 11h, abençoará o novo altar da capela São Jerônimo Emiliano, conversará com membros da paróquia e, depois, seguirá até o campo de futebol. O percurso de cerca de cem metros será feito a pé. No caminho, o papa Francisco visitará a casa de uma família, que será escolhida por ele mesmo durante o trajeto. Segundo o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, a visita à favela foi uma escolha pessoal do Papa. A comunidade de Manguinhos, lembra o arcebispo, foi visitada por Madre Teresa de Calcutá, em 1972.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.