Geral | 09/07/2013 13h43min
Reunião realizada no final da manhã desta terça-feira entre diversos integrantes da administração municipal enumerou a lista de tarefas a serem cumpridas para reabrir o Mercado Público o quanto antes.
A prefeitura de Porto Alegre trabalha com uma visão otimista, a de que possa ser possível liberar em até uma semana o prédio, atingido por um grande incêndio no último sábado. Mas isso depende de alguns fatores que não passam exclusivamente pelo município.
Leia mais:
> BM prevê aquisição de três caminhões para Porto Alegre até o fim do mês
> Burocracia deve empurrar reforma do Mercado Público para 2014
> Confira todas as notícias sobre o incêndio no Mercado Público
A perícia já afastou um primeiro grande temor, o de que a subestação de eletricidade tivesse sido danificada pelo fogo. Ela está apta a funcionar. O problema é que a fiação foi bastante atingida e terá de ser trocada.
— Todas as nossas energias estão voltadas para o Mercado. Deve ser implantada uma fiação temporária, aos moldes da que é feita na Feira do Livro — informa Sebastião Melo, vice-prefeito, que ontem estava como titular na prefeitura.
O outro ponto sensível é a cobertura do mercado, que ficou danificada e por onde entra chuva. A ideia é providenciar uma cobertura emergencial, feita de telhas de fibrocimento, sintéticas. Para a cobertura e a fiação provisórias será feita tomada de preços de várias empresas fornecedoras, com dispensa de licitação, por se tratar de tarefa emergencial.
O terceiro item a ser considerado e que não depende da prefeitura é a perícia particular que deve ser feita pela empresa que estabeleceu seguro de R$ 16 milhões contra incêndios no Mercado Público. O exame deve acontecer entre esta terça e a quarta-feira.
Qualquer obra depende do resultado desta perícia e também da liberação do prédio por parte de bombeiros e Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV). A liberação está quase acertada, já que os bombeiros constataram que a estrutura do prédio está boa.
A prefeitura pretende reabrir primeiro o andar térreo, que praticamente não foi atingido. Talvez um quadrante por vez. Já quanto ao segundo andar não há prazo estimado. Participaram da reunião integrantes das secretarias de Indústria e Comércio, Obras e Viação, Cultura e Procuradoria Geral do Município.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.