Notícias

Geral  | 08/07/2013 20h27min

Mais de mil fotos históricas de Porto Alegre foram queimadas no Mercado Público

Incêndio de sábado consumiu arquivos do projeto Monumenta, que tinha sede no prédio

Taís Seibt  |  tais.seibt@zerohora.com.br

O Mercado Público não só é um prédio histórico, como também guardava parte da história de outros monumentos da Capital. A coordenadora do projeto Monumenta, Briane Bicca, estima que mais de mil fotos históricas de Porto Alegre foram queimadas no incêndio de sábado.

— Estamos levantando quem tem esses registros em outros órgãos para tentar recuperar esse arquivo — diz.

>> Leia todas as notícias sobre o incêndio no Mercado Público

Desde junho de 2002, o Monumenta realizou 37 ações, sendo 28 de restauro de monumentos da Capital, como o Palácio Piratini, a Biblioteca Pública, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul, a Igreja Nossa Senhora das Dores e outros.

O registro documental e fotográfico dessas obras estava na sala onde funcionava o escritório do projeto, no segundo andar do Mercado. Enquanto a Procempa faz o levantamento dos backups digitais, um arquivo de ferro, que resistiu às chamas, também é esperança para recuperar parte dos relatórios, que estavam sendo finalizados para a conclusão do projeto, neste mês de julho.

Órgãos federais e estaduais, outras secretarias do município, estão sendo contatados para reunir arquivos. Um livro foi produzido com o registro dos restauros, o que também ajudará a recompor essa memória. Antes de começar a juntar esses documentos, no entanto, é preciso reestruturar o departamento, que teve a sede destruída. Provisoriamente, a equipe será abrigada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Criado em novembro de 2010 com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões referentes à política cultural do município, o Observatório da Cultura de Porto Alegre estava instalado junto ao Memorial do Mercado Público. O espaço será transferido para a sede da SMC, na avenida Independência, 453.

A Sala 10 dos Altos do Mercado Público (quadrante da Praça Parobé), onde o Conselho do Orçamento Participativo (COP) se reunia quinzenalmente, passou por reforma em maio e também foi atingido pelo incêndio. No dia 9, o COP se reunirá no auditório da Secretaria Municipal de Administração.


Em galeria de fotos, veja a reconstrução do Mercado Público:



ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.