Mundo | 21/05/2013 23h44min
Reconstruída 14 anos atrás, depois da passagem de um tornado, a cidade americana de Moore, ao sul de Oklahoma City, entrou na rota de fúria de um novo fenômeno e, mais uma vez, transformou-se em escombros.
Equipes de resgate buscavam ontem sobreviventes e encontraram 101 pessoas com vida entre os destroços, mas 24 mortes foram confirmadas.
Tornado provocou mobilização nas redes sociais
Veja a GALERIA DE FOTOS com os estragos
O funil com ventos de até 320 km/h e duração de 40 minutos na tarde de segunda-feira arrancou árvores pela raiz, revirou construções e fez carros voarem. Os moradores foram alertados 16 minutos antes da chegada à área urbana, segundo os serviços de meteorologia. Nove crianças morreram, entre elas sete alunos da escola Plaza Towers Elementary, reduzida a muros empilhados e metal retorcido.
Segundo o jornal The New York Times, a Plaza Towers e outra escola atingida não tinham salas preparadas para resistir a tempestades. Apesar de estar localizada em uma região de alta incidência desses fenômenos, Moore, com 55 mil habitantes, não teria um abrigo comunitário. Muitas casas foram construídas com porões onde os moradores se protegeram.
Em meio à confusão, as autoridades chegaram a divulgar um total de 91 mortos, entre os quais 20 crianças. O número foi revisto ontem pela manhã. A devastação em Moore foi precedida por outros 10 tornados menores que atingiram o Estado vizinho do Texas e a cidade de Shawnee, em Oklahoma, deixando seis mortos no domingo.
"Foi a mãe de todas as tempestades", diz prefeito
– A impressão que se tem é que ninguém podia ter sobrevivido a isto. (...) Foi a mãe de todas as tempestades – declarou Mick Cornett, prefeito de Oklahoma City.
A tempestade foi provocada pelo encontro de massa de ar quente e fria e é comum nesta época do ano, considerada temporada de tornados. Ontem, o fenômeno se deslocava para o leste e para o nordeste. Estavam previstas "violentas tempestades" e tornados para o sudoeste de Arkansas e o noroeste da Louisiana, chegando até Illinois, Wisconsin e Massachussets. Obama declarou a região "área de desastre", abrindo caminho para a ajuda federal, e a secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, deve viajar até o local hoje.
ZERO HORA
Morador de Shawnee, Oklahoma, observa o que restou ao redor de sua casa
Foto:
Brett Deering
/
GETTY IMAGES NORTH AMERICA
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.