Notícias

Geral  | 03/02/2013 19h16min

Em Camobi, familiares e amigos se despedem da 237ª vítima do incêndio na boate Kiss

O administrador de empresas Bruno Portella Fricks foi velado neste domingo

Bianca Backes  |  bianca.backes@horasc.com.br

Sobre o caixão que guardava o corpo do administrador de empresas Bruno Portella Fricks, 22 anos, durante o velório, nesta tarde, no Cemitério Santa Rita, em Camobi, zona leste de Santa Maria, uma bandeira do Grêmio revelava a paixão do jovem pelo time.

Muitos dos amigos que foram se despedir da 237ª vítima a morrer em decorrência da tragédia na Boate Kiss, aliás, foram vestidos com a camiseta tricolor. No começo da tarde, logo após a chegada do caixão, centenas de pessoas já aguardavam para se despedir do rapaz. A morte foi confirmada na noite de sábado, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internado desde a madrugada daquele domingo.

Foi com a mesma alegria que cultivou durante toda a vida que, de certa forma, o administrador de empresas ganhou o adeus dos seus amigos mais próximos. Na sexta-feira anterior à tragédia, ele havia reunido cerca de 20 pessoas na casa onde morava, na Vila Oliveira, em Santa Maria, para comemorar o seu aniversário de 22 anos. Entre os convidados, a namorada, familiares e ex-colegas de faculdade. A festa foi madrugada adentro.

Bruno, a namorada, Jéssica Duarte da Rosa, e um primo dele foram à boate Kiss na noite seguinte, também para celebrar o aniversário. Jéssica permanecia internada, ontem, no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. O estado de saúde da jovem não foi informado pela instituição.

O primo saiu ileso ao caos, apesar de ter tentado procurar pelo casal. Já Bruno teria saído consciente e conversando da boate, mas sentiu-se mal após o episódio e acabou sendo hospitalizado.

— Ele chegou a ligar para os pais, depois do incêndio — contou um amigo.

Ele deixa o pai, a mãe e uma irmã de 14 anos. Bruno formou-se em Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em agosto do ano passado e, durante a graduação, sempre teve boas notas e dificilmente faltava às aulas, mesmo dividindo o tempo entre estudo e trabalho.

Clique na imagem e confira o perfil das 237 vítimas

Como aconteceu

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelecimento, pelo menos 237 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

A tragédia, que teve repercussão internacional, é considerada a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos últimos 50 anos no Brasil.

Em gráfico, entenda os eventos que originaram o fogo:

Veja também

Confira imagens do local onde aconteceu a tragédia
Veja como foi o velório das vítimas
Nove pontos que devem permear as investigações sobre incêndio

A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade de Santa Maria, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com a Polícia Civil, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012.

Clique na imagem abaixo para ver o antes e o depois da danceteria:


A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia.

Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.