Geral | 13/12/2012 23h53min
Uma chuva de meteoros, chamada Geminídeos, poderá ser vista entre a noite desta quinta-feira e a madrugada de sexta. Segundo o professor Charles Bonato, do Departamento de Astronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), este fenômeno ocorre anualmente nesta época.
— Todo ano a Terra atravessa o mesmo ponto no espaço onde tem resíduos de uma cauda de cometa, que pode ser vista em locais sem contaminação de luz, fora da cidade, pois precisa de um céu bem escuro — explica.
No Rio Grande do Sul, será mais fácil de visualizar em regiões como a Serra, as praias e a Campanha. Bonato afirma que a chuva de meteoros é vista porque as partículas atravessam a atmosfera em uma velocidade muito alta e a fricção faz com que elas fiquem incandescentes e possam ser vistas. Como elas se queimam completamente na atmosfera, não há possibilidade de causar alguma interferência.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.