Geral | 04/11/2012 22h18min
O tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Movimento imigratório para o Brasil no século XXI – foi considerado difícil pela professora Elizabeth Massaranduba, do Objetivo, de São Paulo. O que pode ter facilitado a construção do texto pelos estudantes foram os dois textos de apoio disponibilizados na prova.
– Os dois textos de apoio da prova de Redação estavam muito bem elaborados e com linguagem simples, o que é uma raridade nas provas do Enem – afirma a professora.
Um dos textos tratava sobre a invasão de haitianos no Acre, e o outro abordava a questão de imigrantes bolivianos no Brasil. Para Elizabeth Massaranduba, os estudantes podem ter enfatizado diversos aspectos da imigração, como a falta de legislação adequada para receber pessoas de outros países.
Para a professora de Redação do Unificado Luísa Canella, o tema escolhido como base das dissertações é um dos mais exigentes dos últimos anos.
– Em edições recentes do Enem os assuntos propostos eram mais "autoexplicativos", como a importância do trabalho para a dignidade humana e os limites entre o público e o privado no século XXI – firma a Luísa Canella.
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.