Geral | 02/11/2012 21h26min
Após meses de preparação e ansiedade, a partir das 13h deste sábado (estudantes de Estados onde não há horário de verão também seguem a hora de Brasília), mais de 5,7 milhões de inscritos deverão se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. As últimas horas antes do início das provas, embora não sejam suficientes para transformar participantes malpreparados em candidatos de ponta, são fundamentais para ajustar o corpo e a mente para a maratona de testes.
Mais importante do que tentar compensar deficiências na preparação, cada inscrito deve aproveitar os momentos anteriores ao exame para relaxar, fazer uma leitura leve e, no máximo, revisar alguma matéria já conhecida.
— Se alguém não adquiriu intimidade com um conteúdo ao longo dos últimos meses, não é agora o momento para tentar aprender algo novo. O mais importante é manter a tranquilidade — orienta o professor de matemática e blogueiro do ClicRBS Gustavo Reis.
Os últimos momentos antes do teste também são importantes para o candidato verificar itens práticos como o local e o horário da prova, os itens permitidos na sala do exame e a documentação a ser apresentada. Um pequeno erro, como deixar a carteira de identidade em casa, pode custar meses de estudo. Por isso, confira a seguir um resumo das orientações mais importantes para não perder o Enem e algumas dicas de última hora.
Guia para fazer a prova
Os testes do Enem serão realizados hoje e amanhã:
A QUE HORA CHEGAR
Os portões de acesso são abertos às 12h e fechados às 13h. A organização recomenda que os participantes compareçam ao local de realização das provas até as 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.
A DIVISÃO DAS PROVAS
O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. Confira os dias da prova:
Sábado
Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: quatro horas e meia.
Domingo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: cinco horas e meia.
Dica ZH
O ideal é ter feito o trajeto até o local da prova com antecedência. Se você não fez isso, saia de casa com bastante tempo de sobra para evitar que algum imprevisto lhe atrase. O melhor é chegar ao local até o meio-dia.
QUE DOCUMENTO APRESENTAR
Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Documentos aceitos:
- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretaria da Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação
- Carteira de trabalho e Previdência Social
- Certificado de Reservista
- Passaporte
- Carteira Nacional de Habilitação com foto
Preste atenção!
Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.
O QUE LEVAR
Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente — obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes antes da prova, e que deve ser guardada embaixo da carteira.
Preste atenção!
Confira alguns dos motivos que podem provocar eliminação do Enem:
- Qualquer consulta ou comunicação com outro participante.
- Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.
- Deixar a sala antes antes de passadas duas horas desde o início do Exame.
COMO USAR O CADERNO DE QUESTÕES
Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza.
Antes de iniciar a prova, o participante deve verificar se o caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas.
O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. A frase não entra na prova — serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.
COMO FAZER A REDAÇÃO
A redação deve ser um texto "dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores".
Um texto dissertativo-argumentativo, conforme a página oficial do Enem na internet, "é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto, descreve-o, explica-o; e é argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer e cativar o leitor com argumentos."
O participante deverá desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
Preste atenção!
O que pode provocar nota zero na Redação:
- Fugir do tema, não atendendo à proposta solicitada, ou desenvolver outro tipo de texto que não seja dissertativo-argumentativo (fazer a redação em forma de poesia, por exemplo)
- Entregar a folha em branco
- Escrever um texto muito pequeno (até sete linhas)
- Copiar os textos de apresentação do tema, em vez de desenvolver argumentos próprios
- Redação com desenhos ou xingamentos
- Texto com desrespeito aos direitos humanos (demonstração de racismo, por exemplo)
A PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
No domingo, o participante deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição (inglês ou espanhol).
Não há como trocar a opção no momento da prova.
Se o participante tiver dúvidas sobre a língua escolhida, pode conferir o cartão de confirmação da inscrição. Lá está registrada a escolha.
Na última hora
Confira recomendações que podem ser úteis nos últimos momentos antes da prova:
Procure relaxar
Não há muito o que se possa fazer faltando poucas horas (no caso da prova de hoje) ou apenas um dia (prova de amanhã). Por isso, tente relaxar o corpo e a mente fazendo algo de que gosta, como ir ao cinema. Mas lembre-se de que ficar um pouco nervoso antes de um evento importante é normal.
Evite estudar matéria nova
Algumas pessoas se sentem mais tranquilas se derem uma última revisada na matéria. Nesse caso, é melhor repassar um conteúdo que você já conhece do que tentar um novo. A chance de apreender o conteúdo é pequena, e uma eventual dificuldade de compreensão pode aumentar ainda mais o nervosismo.
Não se desgaste
No dia ou na véspera da prova, evite programas que possam provocar muito desgaste físico ou alterações de rotina que possam prejudicar o sono. Mantenha uma alimentação saudável e evite aborrecimentos desnecessários.
Repasse os temas da atualidade
É difícil prever qual será o tema da redação, mas costuma envolver alguma grande questão da atualidade. Por isso, sempre vale dar uma lida nos jornais do dia, nas revistas da semana ou no noticiário do rádio e da TV e refletir sobre qual seria seu posicionamento em relação aos grandes assuntos — como a crise mundial, casos de corrupção, ambiente e outros.
Detalhe ZH
Veja os temas da redação dos últimos três anos:
2011 - Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 - O trabalho na construção da dignidade humana
2009 - O indivíduo frente à ética nacional
Planeje o uso do tempo
Antes de começar a fazer a prova, lembre-se de que tem, em média, três minutos para responder a cada questão. Além disso, é preciso preencher o cartão de respostas sem atropelos. No segundo dia, faça isso antes de começar a escrever a redação e não esqueça da prova de língua estrangeira.
Deixe passar os primeiros cinco minutos
Os primeiros minutos de uma atividade que tenha gerado algum grau de ansiedade prévia costumam ser os mais desconfortáveis. Conforme o professor de matemática e blogueiro do ClicRBS Gustavo Reis, o participante deve usar os primeiros cinco minutos para controlar suas emoções e ler alguns enunciados sem compromisso de responder às questões.
Dica ZH
Em caso de alguma dúvida de última hora, consulte o site www.enem.inep.gov.br
Fontes: professores Gustavo Reis e Martha de Andrade Silva
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.