Economia | 28/08/2012 05h06min
Fazer parte de um diversificado polo metalmecânico e estar próximo de importantes estaleiros são os argumentos da missão gaúcha que desembarcou na Noruega para buscar negócios com empresas do segmento de petróleo e gás. Composto por 20 empresários, autoridades, representantes de entidades empresariais e de universidades do Estado, o grupo pretende firmar parcerias com companhias norueguesas que atuam na construção e manutenção de navios e plataformas.
A primeira parada foi na segunda-feira, em Ålesund, um dos maiores clusters mundiais da indústria offshore.
– Queremos conhecer as necessidades das empresas da Noruega e ver como podemos trocar tecnologia e produzir em conjunto – afirma Oscar de Azevedo, um dos coordenadores da missão e de comitê na área na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs).
As empresas pretendem obter tecnologia de ponta e acertar joint ventures para atender aos polos navais de Rio Grande e Charqueadas, além de aumentar o fornecimento de produtos e serviços para a Petrobras.
Na segunda-feira, um memorando de entendimento foi firmado entre companhias do Estado e o Centro Norueguês de Excelência em Indústria Naval (NCE Maritime, na sigla original), que representa cerca de 200 companhias que faturam US$ 9 bilhões. É um contrato similar aos já assinados com Coreia do Sul, Grã-Bretanha e Cingapura.
Diretor da NCE Maritime, Per Erik Dalen disse que investimentos fora do Rio de Janeiro, tradicional destino das empresas de petróleo e gás norueguesas, podem representar importantes oportunidades, mas explica que negociações desse porte podem levar algum tempo até o desfecho.
A próxima etapa da missão será a participação na Offshore Northern Seas, feira internacional de petróleo e gás, que começa hoje na cidade de Stavanger e segue até sexta-feira. Setenta empresários brasileiros devem marcar presença no evento.
*O repórter viajou a convite da Innovation Norway
ZERO HORAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.