| 13/01/2012 13h28min
A chuva que chegou na noite de quinta-feira e prosseguiu nesta manhã, em todo o Oeste, trouxe a alegria de volta ao campo. O agricultor Natalino de Bortoli chegou a acordar às 2h com os pingos no telhado.
— Ouvi um tchich, tchic — contou.
Depois disso nem dormiu mais direito. Ele estava feliz por salvar a lavoura de milho que está na floração.
— Mais oito a 10 dias as plantas iriam secar e ia perder tudo — observou.
Ele já tinha feito silagem com outra lavoura de seis hectares de milho, onde perdeu a metade da produção. Mas no pedaço que sobrou ele espera colher pelo menos 80 a 90 sacas por hectare, uma quebra de apenas 10 a 20%.
Além de salvar a atual lavoura, ele ainda pretende plantar uma segunda safra nos outros seis hectares.
— Vou plantar mais milho e talvez um pouco de sorgo — explicou.
Fazia quase dois meses que não chovia bem. Ele calculava em cerca de 30 milímetros a chuva.
— Bota boa nisso, tenho que agradecer a Deus — comemorou.
A umidade também vai ajudar os seis hectares de pastagem, onde tem 44 bovinos. A produção de leite já havia caído 20%. A partir de agora, ela começa a se recuperar.
De acordo com o observador meteorológico da Epagri em Chapecó, Roque Sulzbacher, até às 10 horas de hoje havia chovido 24,2 milímetros. O acumulado do mês é de 34,6 milímetros. Ainda está longe da média para o mês, que é de 184 milímetros.
Visita ao Estado
Na próxima segunda-feira, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, desembarcará em Santa Catarina para visitar o município de Chapecó, uma das áreas atingidas pela seca. Mendes será recepcionado pelo governador Raimundo Colombo.
Chega a 75 as cidades em emergência
O boletim divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina às 16h desta quinta-feira mostra que 75 municípios estão em situação de emergência por causa da estiagem.
Veja o mapa completo das cidades em situação de emergência
Visualizar Cidades em situação de emergência em um mapa maior
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.