| 26/12/2011 19h14min
A estiagem tem deixado produtores da região Oeste de Santa Catarina preocupados. Desde a primeira quinzena do mês de dezembro não são registradas chuvas significativas na região e a previsão não é das melhores para os próximos dias. Segundo o meteorologista Leandro Puchalski o fenômeno La Ninã, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, segue atuando e mudando os sistemas meteorológicos ao longo do verão.
— A tendência é trazer menos volume de chuva que o padrão da estação — disse.
Depois de Planalto Alegre, Ipuaçu e Guaraciaba, Coronel Freitas também decretou situação de emergência devido a estiagem. O Decreto foi assinado pelo prefeito Mauri José Zucco.
Segundo o diretor de agricultura, Roberto Cordazzo, a chuva que caiu no último final de semana amenizou, mas não resolveu a situação de diversas famílias que enfrentam problemas com a falta de água nas propriedades rurais.
— Dois caminhões pipa estão fazendo o transporte de água para cerca de 30 propriedades rurais — disse Cordazzo.
A agricultura é a que mais sofre com a estiagem. De acordo com um levantamento feito pela Secretária Municipal de Agricultura, as lavouras de milho e as pastagens são as áreas mais castigadas. Os dados apontam perdas de 30% na produção de milho e 25% na produção de leite no município.
Preocupada com a situação a prefeitura está disponibilizando toda a estrutura necessária para o transporte de água para os agricultores.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.