| 08/11/2011 07h10min
Apesar da derrota em casa para o Fluminense, o Inter segue com chances de obter uma das vagas à Libertadores. A chave para a classificação colorada está em uma espécie de Campeonato Carioca dentro do Brasileirão. Vasco, Fluminense, Botafogo e Flamengo estão à frente do Inter e disputarão quatro clássicos. O Inter jogará contra dois rivais diretos à Libertadores: Botafogo e Flamengo. O problema: ambos no Rio.
Por isso, ZH apresenta os caminhos do time de Dorival Júnior e dos demais postulantes ao título e à Libertadores nas últimas cinco rodadas.
1 - Cruzeiro x Inter (13/11)
34ª rodada
O primeiro passo já será complicado: sem Damião, Kleber, Juan e Guiñazu, empurrar o Cruzeiro para a segunda divisão, ou quase isso. Os mineiros não terão o craque Montillo, com lesão muscular, no jogo das 19h de domingo, em Sete Lagoas.
Os outros: Os colorados estarão atentos ao clássico do Engenhão, entre Vasco e Botafogo. Torcida total para Juninho, Prass, Diego Souza, Éder Luís e Alecsandro, que já estão na Libertadores. Loco Abreu, o camisa 13 do Botafogo, jogará na sexta-feira pelo Uruguai contra o Chile. Retornará de Montevidéu no sábado à tarde. Poderá chegar cansado.
Se tudo der certo – também com tropeços de Flamengo, fora de casa, para o Coritiba, e de Figueirense, em casa, para o Atlético-MG –, o Inter colará de novo no G-5. Nessa rodada, as barbadas (teóricas) são de Fluminense e Corinthians, que recebem América-MG e Atlético-PR, respectivamente.
2 - Inter x Bahia (16/11)
35ª rodada
Depois do feriado da República, a barbada
Se o Inter terá um jogo fácil pela frente, será no dia 16. Pega o Bahia, no Beira-Rio – ainda que jogar em Porto Alegre ultimamente seja um problema para a equipe de Dorival Júnior. Se espera que, enfim, Damião volte a ser Damião. A Argentina enfrentará a Colômbia, em Bogotá, pelas Eliminatórias, e poderá levar Guiñazu outra vez.
Os outros: Na última data em meio de semana, o Fluminense receberá o Grêmio a passeio no campeonato, enquanto Flamengo e Figueirense brigarão no Rio. Corinthians, Botafogo e São Paulo jogarão contra os desesperados Ceará, América-MG e Atlético-PR, respectivamente, mas todos fora de casa, o que pode ajudar os colorados.
3 - Botafogo x Inter (20/11)
36ª rodada
Aqui, o Inter volta à Taça Guanabara
A partida contra o Botafogo, no Engenhão, poderá confirmar o ingresso definitivo da equipe na zona da Libertadores ou antecipar a projeção da temporada 2012. Ainda que as duas passagens do Inter pelo Rio no Brasileirão não recomendem (derrotas para Fluminense e Vasco, ambas por 2 a 0), esse será o jogo-chave para a vaga.
Os outros: O Figueirense faz confronto direto com o Fluminense, em Floripa, enquanto o surpreendente Atlético-GO tem boas chances de segurar o Flamengo, no Serra Dourada.
4 - Flamengo x Inter (27/11)
37ª rodada
Da Taça Guanabara para a Taça Rio
Depois do Botafogo, o Flamengo de Ronaldinho e Thiago Neves, em Volta Redonda. Nem dá tempo para respirar. O caminho do Inter na reta final é tão complicado que já parece uma primeira fase de Libertadores.
Os outros: Os clássicos seguirão quentes. Fluminense e Vasco jogarão no Engenhão, enquanto o São Paulo jogará contra o Palmeiras. No Scarpelli, o Figueirense poderá ser a última fronteira para impedir o título do Corinthians. Os colorados vestirão o preto e branco do Atlético-MG, que receberá o Botafogo. Na sexta-feira, antes dessa rodada, a Conmebol terá sorteado os grupos da Pré-Libertadores e da Libertadores 2012. Seria bom ter a vaga encaminhada.
5 - Inter x Grêmio (04/12)
Última rodada
E tudo acaba em Gre-Nal. Literalmente.
É provável que o Inter necessite vingar-se da derrota no Olímpico para avançar à Libertadores. Ao contrário de 2009, certamente o Grêmio escalará força máxima na última rodada.
Os outros: O Rio estará em polvorosa, com os jogos entre Botafogo e Fluminense e entre Vasco e Flamengo. Vai pegar fogo. Em São Paulo, o Palmeiras terá a missão de evitar a volta olímpica do Corinthians, enquanto o São Paulo receberá o Santos, de corpo e alma no Mundial. Em Florianópolis, o Inter deverá ser avaiano contra o Figueirense.
Foco nos confrontos diretos e nos resultados paralelos marcam a reta final do Inter
Foto:
Ricardo Duarte
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.