Notícias

Esportes  | 14/10/2011 23h15min

Emoção e tradição marcam a abertura dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara

Delegação do Brasil foi ovacionada no Estádio Omnilife

Depois de uma festa emocionante, marcada por muita alegria e pela valorização da cultura mexicana, os Jogos Pan-Americanos estão abertos. O presidente do país, Felipe Calderón, foi o responsável por oficializar o início do evento. Com um show de fogos de artifício, a cerimônia começou, pontualmente, às 22h (horário de Brasília), na noite desta sexta-feira no Estádio Omnilife - o mesmo onde o Inter venceu o Chivas por 2 a 1 na partida de ida da decisão da Libertadores de 2010 -, em Guadalajara. As competições iniciam neste sábado.

>>> Galeria de fotos

O cantor Vicente Fernández, vestido de mariachi, foi escolhido para interpretar o hino mexicano e dar a largada aos jogos. Com ele, outros mariachis estiveram no palco executando músicas tradicionais do folclore mexicano, acompanhadas pelo animado público presente ao estádio.

Após a apresentação, as delegações dos 42 países entraram no gramado. A Argentina iniciou o desfile dos atletas porque foi o primeiro país a sediar o evento, assim como ocorre com a Grécia nas Olimpíadas.

Hugo Hoyama liderou a delegação do Brasil. O mesa-tenista, recordista brasileiro com nove ouros nos Jogos, foi escolhido para ser o porta-bandeira do país. Os atletas foram ovacionados pelos torcedores presentes no Omnilife. Conhecidos pela sua alegria, os brasileiros faziam um trenzinho no setor destinado a eles no palco do estádio.

Foto: Eduardo Verdugo, AP

O anfitrião da competição foi o último a entrar. Utilizando as roupas de mariachis e os sombreros, os esportistas do país foram aplaudidos de pé no Omnilife. Após os desfiles das delegações, o Maná, uma das bandas mais populares do mundo, cantou na cerimônia.

Atletas importantes do país, como o jogador de futebol Rafa Márquez, conduziram a bandeira do evento. A pira pan-americana foi acesa por Paola Espinosa, medalhista olímpica dos saltos ornamentais em Pequim, em 2008. 

O Pan-Americano terá a presença de 6.003 competidores, de 42 países, disputando 46 modalidades. Os brasileiros, com 519 atletas, são a terceira a maior delegação, atrás apenas do México, com 644, e dos Estados Unidos, com 620.

Programe-se! Confira o Brasil nos Jogos neste final de semana:

Sábado - 15/10
15h - Handebol feminino - Brasil x EUA
21h - Natação
11h - Pentatlo moderno feminino
20h - Taekwondo feminino - 49 kg
20h - Taekwondo masculino - 58 kg
22h - Vôlei feminino - Brasil x República Dominicana

Domingo - 16/10
15h - Handebol Masculino - Brasil x Canadá
22h - Natação
12h - Pentatlo moderno masculino
21h - Taekwondo feminino - 57 kg
21h - Taekwondo masculino - 68 kg
23h - Vôlei feminino - Brasil x Canadá


Confira no gráfico a seguir alguns números deste Pan-Americano:

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.