Notícias

Esportes  | 14/10/2011 08h10min

Jogos Pan-Americanos começam nesta sexta-feira em Guadalajara

Maior evento esportivo das Américas vai reunir mais de seis mil atletas até o dia 30 de outubro

Guilherme Becker  |  guilherme.becker@rbsonline.com.br

Começa oficialmente nesta sexta-feira a maior competição esportiva das Américas. Este ano, a 16ª edição dos Jogos Pan-Americanos ocorre em Guadalajara, no Estado de Jalisco, no México, e a cerimônia de abertura está marcada para as 22h (horário de Brasília). As competições começam a partir deste sábado (confira a programação abaixo).

Em meio a problemas de segurança — o México sofre com a violência dos traficantes em diversas regiões do país — e ao furacão Jova, que gera mau tempo no Estado de Jalisco, Guadalajara se prepara para receber mais de seis mil atletas entre esta sexta-feira e o dia 30 de outubro. Precisamente, são 6.003 competidores, de 42 países, disputando 46 modalidades.

Leia mais:
>>> México aumenta efetivo policial nas ruas de Guadalajara devido aos Jogos
>>> Além das medalhas, Pan eleva chance de vagas nos Jogos de Londres de 2012
>>> Estádio de atletismo é liberado para os Jogos Pan-Americanos

Brasil nos Jogos
O Brasil entra nos Jogos Pan-Americanos como forte candidato a terminar pelo menos entre os cinco primeiros. Na última edição, no Rio, terminou em terceiro, atrás de Estados Unidos e Cuba, mas à frente de Canadá, México e Argentina, com 157 medalhas — 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze. De acordo com o chefe da missão brasileira, Bernard Rajzman, igualar a edição passada é difícil. Superá-la, mais ainda.

A estimativa é de que o Brasil, que vai ao Pan com 519 atletas — a terceira maior delegação, atrás apenas do anfitrião México (644) e dos Estados Unidos (620) —, siga forte nas modalidades em que tradicionalmente finaliza nas primeiras colocações. E, assim, consiga índice ou vaga direta para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012 em boa parte delas.

— No Rio, a delegação tinha mais de mil pessoas. É difícil superar o resultado de quatro anos atrás. Temos uma delegação grande, composta por atletas que disputam provas olímpicas. São 12 modalidades que classificam e cerca de 100 atletas que podem se classificar — opina Bernard, referindo-se aos seguintes esportes: tiro esportivo, polo aquático, handebol, canoagem, triatlo, nado sincronizado, tênis de mesa, pentatlo moderno, hipismo, saltos ornamentais, atletismo e natação (esses dois últimos válidos pela obtenção de índices).

Esperanças brasileiras
Uma série de esportes são tradicionalmente vitoriosos para o Brasil. Confira algumas modalidades em que os brasileiros têm boas chances de conquistar medalhas:

Natação - Cesar Cielo e Thiago Pereira comandam o grupo de 38 nadadores. A intenção é bater as 24 medalhas conquistadas no Pan do Rio, em 2007.

Atletismo - O salto em distância e o salto com vara aparecem como destaques, respectivamente, com Maurren Maggi e Fabiana Murer.

Futebol - Brasil e futebol são quase sinônimos. Mesmo que a Seleção jogue com o time sub-20, há boas chances. No feminino, as norte-americanas são as principais rivais para tirar a hegemonia brasileira.

Vôlei - Mesmo que o time masculino não jogue com toda a equipe principal, a chance é grande. No feminino, com o time principal, Cuba, Estados Unidos e Argentina são os principais rivais.

Handebol - Ouro no masculino e no feminino no Pan do Rio, o Brasil tem tudo para manter a hegemonia.


Handebol masculino tenta manter o ouro conquistado em 2007
Foto: Bruno Miani/Photo&Grafia, Divulgação


Basquete - Ambas as equipes, masculina e feminina, estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Londres. Há chances reais de pódio.

Taekwondo - Estados Unidos, México, Cuba, Canadá e República Dominicana são os rivais brasileiros. O time tem Natália Falavigna — campeã mundial em 2005 — e Diogo Silva — ouro no Pan 2007 — como destaques.

Caratê - A brasiliense Lucélia Brose tenta o tetracampeonato. Nos últimos três pans, conquistou três ouros.

Boxe - Com sete ouros, 17 pratas e 28 bronzes na história dos Jogos, o boxe entra na disputa com o campeão mundial Everton Lopes, e Robson Conceição, no masculino, e Roseli Feitosa, no feminino.


Robson Conceição é destaque do boxe brasileiro em Guadalajara
Foto: Ricardo Duarte


Vela - Há chances reais de medalhas em todas as categorias.

Judô - Assim como a vela, o Brasil tem chance de medalhas em todas as categorias.

Tênis de mesa - Nesta modalidade, o país tem em Hugo Hoyama o seu recordista de medalhas de ouro em Pans: nove ao todo.

Vôlei de praia - Atual campeão no masculino e no feminino, o Brasil será representado por Juliana/Larissa e Alison/Emanuel.


Juliana e Larissa tentam o bicampeonato
Foto: Mauricio Kaye/CBV, Divlgação


Patinação artística - O gaúcho Marcel Stürmer tenta o tricampeonato.

Mountain bike - Em 2007, o Brasil ganhou medalhas de prata no masculino e no feminino.

Hipismo - Ouro por equipes na edição passada, o time segue comandado por Rodrigo Pessoa.


Programe-se! Confira o Brasil nos Jogos neste final de semana:

Sábado - 15/10
15h - Handebol feminino - Brasil x EUA
21h - Natação
11h - Pentatlo moderno feminino
20h - Taekwondo feminino - 49 kg
20h - Taekwondo masculino - 58 kg
22h - Vôlei feminino - Brasil x República Dominicana

Domingo - 16/10
15h - Handebol Masculino - Brasil x Canadá
22h - Natação
12h - Pentatlo moderno masculino
21h - Taekwondo feminino - 57 kg
21h - Taekwondo masculino - 68 kg
23h - Vôlei feminino - Brasil x Canadá


Confira no gráfico a seguir alguns números deste Pan-Americano:

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.