Notícias

 | 12/10/2011 17h54min

Figueirense vence o Grêmio por 3 a 1 no estádio Olímpico

Alvinegro foi mortal na jogada de contra-ataque e deixou o RS com os três pontos

Cristiano Rigo Dalcin  |  cristiano.dalcin@diario.com.br

O Figueirense deu uma aula de objetividade, de como se joga no contra-ataque. Atuando dentro do estádio Olímpico, onde o Grêmio, com a sua torcida, normalmente vence, o Alvinegro, na tarde desta quarta, dia 12, fez 3 a 1 no tricolor gaúcho. Com isso, o time do técnico Jorginho retorna para Florianópolis com os três pontos na bagagem. Aloisio, Elias e Wellington Nem marcaram os gols do Figueira. Edcarlos anotou o gol de honra dos gaúchos.

O Figueirense enfrenta, sábado, em casa, o América-MG, pela 30ª rodada do Brasileirão.

Imagens da partida
• Veja os gols da vitória alvinegra

Crônica do jogo

O Grêmio começou assustando em cobrança de falta de Douglas. O volante Ygor fez um corte providencial para evitar o gol do time gaúcho aos 50 segundos de partida. Mas aos poucos, a equipe do técnico Jorginho se acertou em campo e, aos seis minutos, Aloísio, formado na base gremista, fez jogada individual e levou perigo ao gol de Victor.

A resposta gremista veio em seguida, dois minutos depois, após escanteio. Rafael Marques aparou de cabeça para o chute de André Lima, que parou nas mãos de Wilson.

O Grêmio tinha o controle da partida, mas o Figueirense marcava bem a saída de bola no campo de ataque. O perigo surgia apenas quando a bola chegava nos meias tricolores. Marquinhos e Douglas, com apoio de André Lima, usavam as tabelas para ameaçar o gol de Wilson.

Foi assim aos 17 minutos, quando o ex-meia do Avaí chutou de fora da área e Wilson espalmou para escanteio. Depois, Douglas arriscou o chute, mas o goleiro do Figueirense apenas acompanhou a saída da bola. Sem volume de jogo, o time catarinense aproveitou falha da zaga gremista e abriu o placar aos 33 minutos. De costas para o gol, Wellington Nem tentou o domínio da bola, que passou por Rafael Marques. Atento, Aloísio apareceu para chutar forte, sem defesa para Victor.

O segundo gol veio logo em seguida, em contra-ataque, após lançamento de Juninho, que descobriu Elias no lado direito de ataque. O meia chutou no canto esquerdo de Victor, que ainda tocou na bola, mas não evitou o segundo gol alvinegro. Abatido, o time gaúcho ainda viu Wellington Nem desperdiçar uma chance aos 40 minutos, na frente do goleiro Victor.

Segundo tempo
No segundo tempo, com Miralles e Gilberto Silva nos lugares de Escudero e Rafael Marques, o Grêmio partiu para a pressão e usou a sua principal arma: bola parada alçada na área. O Figueirense só teve a primeira oportunidade aos sete minutos, em cobrança de falta feita por Juninho, sem direção. Bem postada, a defesa alvinegra barrou todas as investidas do ataque tricolor e Wilson completou o setor com segurança nas intervenções.

Para segurar o resultado, o técnico Jorginho fez duas modificações (Jonatas e João Paulo Goiano) e mudou o esquema para três zagueiros na tentativa de conter a pressão gremista, que conseguiu descontar aos 23, após cruzamento de Douglas que encontrou Edcarlos livre no segundo poste para cabecear forte, sem chance para Wilson. Mas o ímpeto tricolor parou aos 29 minutos, quando Wellington Nem puxou um contra-ataque. O baixinho entortou o pentacampeão Gilberto Silva, driblou o goleiro Victor e chutou pelo meio das pernas último zagueiro tricolor para marcar um golaço e sacramentar a vitória.

Depois do gol, o Figueirense cansou de perder oportunidades para ampliar o placar.  Dentro da área, Rhainer desperdiçou aos 32, e Wellington Nem chutou em cima do goleiro Victor aos 34. Sem organização, o Grêmio não mostrou qualidade para tentar descontar, e quase foi castigado mais uma vez por Wellington Nem, aos 43 minutos, que chutou para fora.

Ficha técnica
GRÊMIO (1)
Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques (Gilberto Silva) e Julio Cesar; Fábio Rochemback, Fernando, Marquinhos (Diego Clementino), Douglas e Escudero (Miralles); André Lima. Técnico: Celso Roth

FIGUEIRENSE (3)
Wilson; Pablo (João Paulo), Edson Silva, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio, Coutinho e Elias; Wellington Nem e Aloisio (Rhayner). Técnico: Jorginho

Estádio: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Horário: 16h
Arbitragem: Rodrigo Braghetto, auxiliado por Vicente Romano Neto e Herman Brumel Vani (trio paulista).
Renda: R$ 336.455
Público total: 23.151

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.