Notícias

Esportes  | 12/10/2011 00h36min

Ronaldinho volta a marcar após quatro anos pela Seleção, e Brasil vence o México

Com um jogador a menos, time de Mano Menezes derrotou os mexicanos por 2 a 1

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Adversário que costuma complicar o Brasil, o México bem que tentou, mas não conseguiu a vitória. Após sair atrás do placar, a Seleção Brasileira virou e derrotou por 2 a 1 a seleção de José Manuel de la Torre na noite desta terça-feira, no Estádio Corona, em Torreón, no México.

David Luiz, contra, fez o gol dos mandantes na primeira etapa. No segundo tempo, Ronaldinho e Marcelo anotaram para o time pentacampeão do mundo. O camisa 10 voltou a marcar para o Brasil após quase quatro anos – ou 12 partidas – sem balançar as redes.

Nos 45 minutos iniciais, Daniel Alves foi expulso. O lateral já tinha cartão amarelo, e levou o segundo ao cometer pênalti, defendido por Jefferson.

Foto: Mowa Press

Foi o terceiro triunfo consecutivo da Seleção, que chegou ao 10º sob o comando de Mano Menezes em 18 jogos. O time ainda acumula três derrotas e cinco empates, com 24 gols marcados e 10 sofridos.

No dia 10 de novembro, o Brasil enfrenta o Gabão, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nacional Libreville, no Gabão.

O jogo

Apoiado pela torcida, o México começou a partida marcando a saída de bola brasileira. Com os mandantes pressionando no campo de defesa, o grupo liderado por Mano Menezes tinha muitas dificuldades para iniciar as jogadas, apelando para os chutões.

>>> Galeria de fotos

A pressão inicial mexicana surtiu efeito. A equipe de José Manuel de la Torre chegou ao gol logo aos nove minutos. Barrera recebeu na esquerda e, sem ângulo, chutou para área. David Luiz tentou cortar, mas mandou contra para o fundo das redes.
O gol não diminuiu o ímpeto do México. Os donos da casa mantiveram o mesmo estilo de jogo, enquanto o Brasil seguia sem conseguir construir uma jogada. Ronaldinho, Lucas e Fernandinho, os responsáveis por articular o time, mal tocavam na bola.

A Seleção foi levar perigo ao gol de Sánchez apenas aos 17 minutos. Neymar invadiu a área pela esquerda. O atacante do Santos tabelou com Hulk. O atleta do Porto, em um lindo toque, devolveu de calcanhar, deixando o camisa 11 de frente para o gol. Neymar, no entanto, pegou embaixo da bola e chutou por cima. Dois minutos depois, Ronaldinho cobrou falta e obrigou o goleiro do México a mandar para escanteio.

Foto: Christian Palma, AP

Aos 24, Guardado cobrou falta pela direita. Jefferson não alcançou a bola, que saiu pela linha de fundo. A partir dali, o Brasil melhorou. No minuto seguinte, Ronaldinho bateu falta na área. Fernandinho deu um toque de cabeça, mas a bola saiu pela lateral. Hulk, atleta mais perigoso da Seleção, realizou bela jogada individual pela esquerda e cruzou, mas Neymar não alcançou.

O atacante do Porto seguiu incomodando os defensores do México. Aos 28 minutos, Hulk recebeu de Lucas na entrada da área. Mas o camisa 20 arriscou sem direção. Um minuto depois, Marcelo encontrou Hulk, que arrematou cruzado. Sánchez defendeu sem dar rebote.

Foto: Mowa Press

O Brasil seguiu buscando o empate. Aos 41 minutos, o time saiu em rápido contra-ataque. Neymar avançou pela esquerda e arrematou da entrada da área. Dois minutos depois, Daniel Alves deslocou Chicharito. Pênalti. Como já tinha amarelo, o lateral do Barcelona foi expulso. Guardado foi o responsável pela cobrança. O meia mexicano bateu forte e rasteiro no canto direito de Jefferson, que fez linda defesa, evitando o segundo gol do time da casa.

Segunda etapa

O segundo tempo começou com o México trocando passes, fazendo o tempo andar. O Brasil buscava sair na velocidade. Aos seis minutos, Marcelo encontrou Neymar. O atacante arrematou, mas Sánchez ficou com a bola.

Foto: Christian Palma, AP

Três minutos depois, os mandantes quase ampliaram. Chicharito Hernández avançou pela esquerda. O atacante cortou David Luiz e chutou por cima do gol de Jefferson. O México seguiu pressionando. Salcido arriscou uma finalização, mas a bola saiu à esquerda do gol brasileiro.

Ronaldinho e Fernandinho estavam apagados em campo. Neymar não apresentava o mesmo futebol dos últimos jogos. O único jogador que realizava uma boa partida era Hulk, que seguia tentando. Aos 17, o atacante do Porto arriscou. O goleiro mexicano fez mais uma defesa. Dois minutos depois, Ronaldinho cobrou falta perigosa no canto esquerdo de Sánchez, que evitou o empate.

Foto: Ronaldo Schemidt, AFP

O Brasil seguiu tentando igualar o placar. Aos 25 minutos, Ronaldinho teve liberdade para avançar com a bola. O camisa 10 foi para frente e, de bico, arriscou. O goleiro defendeu. Quatro minutos depois Jefferson voltou a salvar o Brasil. Chicharito subiu sozinho e cabeceou forte, obrigando o goleiro do Botafogo a realizar um milagre.

Foto: Christian Palma, AP

Aos 33, o time canarinho chegou ao empate. Ronaldinho cobrou falta com maestria, no ângulo, sem chances para Sánchez. O camisa 10 não marcava desde 17 de outubro de 2007 pela Seleção. Seu último gol havia ocorrido nas Eliminatórias para a Copa de 2010, na goleada por 5 a 0 sobre o Equador. O Brasil, cinco minutos depois, conseguiu a virada. Marcelo fez linda jogada individual pela esquerda. O lateral tabelou com Neymar e chutou forte, marcando o segundo e dando números finais ao confronto.

Ficha técnica

México: Sánchez (Talavera); Juárez (Sergio Pérez), Rafa Márquez, Rodríguez e Salcido; Torres (Moreno), Castro, Barrera (Edgar Andrade) e Guardado; Chicharito Hernández e Giovanni dos Santos (Peralta)
Técnico: José Manuel de la Torre

Brasil: Jefferson; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho, Ronaldinho (Hernanes) e Lucas (Adriano); Hulk (Jonas) e Neymar (Elias)
Técnico: Mano Menezes

Arbitragem: Marlon Mejía (El Salvador), auxiliado por Daniel Williamson (Panamá) e Octavio Jara (Costa Rica)
Local: Estádio Corona, em Torreón, no México
Gols: David Luiz contra, aos 9 minutos do primeiro tempo; Ronaldinho, aos 33 minutos do segundo tempo e Marcelo aos 38 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Juárez, Torres, Salcido, Chicharito e Rafa Márquez (México); Lucas Leiva (Brasil)
Cartões vermelhos: Daniel Alves (Brasil)

 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.