Esportes | 08/10/2011 00h55min
Apesar do fraco desempenho durante os 90 minutos, o Brasil venceu a Costa Rica por 1 a 0 na noite desta sexta-feira no Estádio Nacional em San José, na Costa Rica. Neymar marcou o único gol do amistoso.
O atacante do Santos marcou o seu oitavo gol na “Era Mano Menezes”. É o artilheiro da Seleção sob o comando do ex-técnico de Grêmio e Corinthians. Em 17 partidas à frente do Brasil, Mano acumula nove vitórias, três derrotas e cinco empates.
Na próxima terça-feira, dia 11 de outubro, a Seleção enfrenta o México às 22h30min (horário de Brasília), no Estádio Corona Torreón, no México.
O jogo
Logo no início da partida, o Brasil levou um susto. Com pouco menos de dois minutos, Parks recebeu livre um cruzamento dentro da área. O atacante da Costa Rica, no entanto, não conseguiu dominar. A Seleção não se intimidou com o ímpeto inicial da equipe mandante. No minuto seguinte, Neymar lançou Fred. O camisa 9, de frente para o gol, arrematou por cima da meta de Navas. Dois minutos depois, Ronaldinho cobrou escanteio fechado. O goleiro da Costa Rica salvou o gol olímpico do camisa 10 brasileiro.
A Seleção mantinha a posse de bola. Todavia, apresentava muitas dificuldades na saída de jogo. Fábio e Adriano não apareciam. Os zagueiros Thiago Silva e David Luiz trocavam passes. Com Ronaldinho e Lucas bem marcados, os defensores tentavam a ligação direta para Neymar e Fred.
Conseguindo impedir os ataques do Brasil, a Costa Rica começou a adiantar a marcação. Aos 27, Mora avançou livre pela direita. O jogador chutou cruzado, à direita do gol de Julio Cesar.
Os comandados de Mano Menezes seguiram apresentando um futebol abaixo do esperado. Aos 36 minutos, uma amostra da apresentação da Seleção. Lucas tentou o arremate, mas pegou mal na bola, sem levar perigo algum para Navas. No final do primeiro tempo, Ronaldinho se irritou com uma falta. No lance, Saborío levou cartão amarelo.
Segunda etapa
Após o baixo rendimento no primeiro tempo, Mano Menezes promoveu duas alterações no time. Hernanes entrou no lugar de Luiz Gustavo e o colorado Oscar substituiu Lucas.
As trocas, entretanto, não melhoraram a atuação brasileira. Pelo contrário. A Costa Rica voltou disposta a vencer o jogo. Aos dois minutos, Oviedo avançou com perigo pela esquerda e arriscou cruzado, próximo do gol de Julio Cesar. Os mandantes se empolgaram. No minuto seguinte, Parks fez linda jogada pela esquerda, sendo interceptado por Oscar. Aos sete, Azofeifa tentou o arremate de fora da área, mas o chute saiu desviado.
Neymar não demonstrava um grande desempenho. Aos 12 minutos, levou cartão amarelo. Mas o craque do Santos mostrou que, além da qualidade, tem estrela. Dois minutos depois, Daniel Alves, que tinha acabado de entrar no lugar de Fábio, cruzou pela direita. Fred não alcançou. O camisa 11, bem colocado, só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.
Aos 19 minutos, o técnico Jorge Luiz Pinto retirou Parks, que era o jogador que mais incomodava a zaga brasileira. Em seu lugar, entrou Campbell. Sete minutos depois, a Seleção realizou sua melhor jogada na partida. Adriano fez lindo lance pela esquerda. O lateral cruzou e a bola ficou com Ronaldinho. O camisa 10 colocou na cabeça de Fred, que deslocou Navas. O goleiro da Costa Rica ainda conseguiu a recuperação e deu um tapa em cima da linha. O Brasil pegou o rebote e Neymar chutou colocado. Por capricho, a bola bateu no travessão.
A Seleção não melhorou o rendimento. Continuava trocando passes, sem objetividade. Aos 36 minutos, Campbell arriscou de longe para fora. Três minutos depois, Jonas, que tocava pela primeira vez na bola, sofreu entrada violenta de Mora. O jogador da Costa Rica acabou expulso. No final da partida, Daniel Alves e Oscar levaram cartões amarelos.
Ficha técnica
Costa Rica: Navas; Mora, Umaña, Miller e Júnior Díaz; Azofeifa, Barrantes (Cubero), Bolaños (Hernandez) e Oviedo (Madrigal); Parks (Campbell) e Saborío
Técnico: Jorge Luiz Pinto
Brasil: Julio Cesar (Jefferson); Fábio (Daniel Alves), Thiago Silva, David Luiz e Adriano; Ralf, Luiz Gustavo (Hernanes) e Ronaldinho; Lucas (Oscar), Fred (Jonas) e Neymar (Hulk)
Técnico: Mano Menezes
Local: Estádio Nacional em San José, na Costa Rica
Árbitragem: Walter Lopez, auxiliado por Gerson López e Ronaldo de la Cruz (trio da Guatemala)
Gols: Neymar (Brasil)
Cartões amarelos: Azofeifa, Saborío (Costa Rica); Neymar, Daniel Alves e Oscar (Brasil)
Cartões vermelhos: Mora (Costa Rica)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.