Notícias

Esportes  | 22/09/2011 11h17min

Grêmio encara o Botafogo para manter invencibilidade com Roth no Olímpico

Equipe busca a quinta vitória em casa desde que o técnico assumiu o comando do time

Desde o retorno do técnico Celso Roth ao Grêmio em agosto, a equipe voltou a fazer do Olímpico a sua fortaleza. Em quatro jogos em Porto Alegre desde então, o time conquistou quatro vitórias em casa: contra Fluminense, Inter, Atlético-PR e São Paulo. É com base neste retrospecto positivo em seu estádio que o Tricolor quer se reabilitar da goleada por 4 a 0 sofrida para o Vasco na última rodada e superar o Botafogo nesta quinta-feira, às 20h30min.

Roth terá dois desfalques para o jogo contra o Botafogo: Saimon e Julio Cesar, suspensos, serão substituídos por Rafael Marques e Bruno Collaço. Após uma análise profunda em vídeo da derrota para o Vasco, o grupo do Grêmio diagnosticou como principal ponto do fracasso no Rio de Janeiro a falta de agressividade. É isso que o time tricolor tentará recuperar contra o Botafogo. A ideia é pressionar o adversário desde os primeiros minutos, com marcação forte e saída de bola com qualidade até o gol.

— A partir do momento em que um time perde de 4 a 0 tem que conversar e corrigir os erros, porque coisas erradas aconteceram. Perdemos um pouco da agressividade naquele jogo, e aconteceu aquilo — disse o zagueiro Edcarlos.

O ponto de partida é a marcação agressiva. Na preleção, Roth determina que ela seja intensa, com o objetivo de sufocar e confundir o time adversário. Ninguém está livre da função. Mesmo o habilidoso Douglas, centro do time, precisou se reciclar.

— Entramos com a orientação de marcar lá na frente, o que dificulta a saída de bola do outro time — explica o volante Fernando.

O passo seguinte é tentar encaminhar logo a vitória. Time que sofre gol cedo invariavelmente entra em descompasso. O Grêmio foi vítima dessa artimanha contra o Vasco, quando viu a equipe carioca marcar logo aos três minutos.

— É importante marcar um gol logo no início. O adversário fica desestabilizado. Enquanto isso, ficamos atrás da linha da bola, esperando o melhor para atacar — falou Edcarlos.

A tese do zagueiro foi aplicada com sucesso em duas das quatro vitórias em casa. Nos 2 a 1 sobre o Inter, Marquinhos abriu o marcador aos 15 minutos. Na goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR, Escudero fez o primeiro aos 19. As maiores dificuldades foram contra Fluminense, em que o primeiro gol levou meia hora para sair, e frente ao São Paulo. Nele o gol saiu aos 19 do segundo tempo.

Leia mais:
> Grêmio tem quatro jogadores com contrato por encerrar no fim do ano
> Justiça libera Geral do Grêmio para ingressar no Estádio Olímpico
> Edcarlos aposta em bom entrosamento com Rafael Marques na zaga
> Gilberto Silva, Vilson e Miralles concentram com o grupo do Grêmio


Botafogo quer vencer a terceira fora de casa

O Botafogo virá ao Estádio Olímpico nesta quinta-feira para tentar melhorar seu retrospecto fora de casa no Brasileirão contra o Grêmio. Longe do Rio de Janeiro, o time obteve vitórias apenas diante de Cruzeiro, por 1 a 0, e São Paulo, por 2 a 0, pela competição.

Além disso, o Alvinegro não vence no Olímpico desde 1995, ano no qual foi campeão brasileiro. O time carioca contará com o retorno do meia Elkesson, que volta após ficar de fora contra o Flamengo pelo terceiro amarelo. Marcelo Mattos, suspenso, é a única baixa na equipe de Caio Júnior.



ESCALAÇÕES:

GRÊMIO
Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Edcarlos, Bruno Collaço; Fernando, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos, Escudero; André Lima.
Técnico: Celso Roth

BOTAFOGO
Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Cortês; Lucas Zen, Renato, Elkeson, Maicosuel; Herrera, Loco Abreu.
Técnico: Caio Júnior



Estádio
Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Horário:
20h30min





Arbitragem
Alício Pena Júnior, auxiliado por Helberth Costa Andrade e Kléber Lúcio Gil (trio mineiro).




Onde acompanhar
A Rádio Gaúcha abre a jornada esportiva às 20h10min. O PFC transmite ao vivo.






Situação na tabela

Grêmio — 13º (30PG, 23J, 8V, 6E, 9D)
Botafogo — 4º (41PG, 23J, 12V, 5E, 6D)




O que ele disse
"Não vai ser um resultado negativo que vai mudar nossa convicção. Está fora de questão uma derrota dessas gerar uma vontade de mudar tudo. Mexemos onde tínhamos que mexer [...] O jogo é muito complicado, o Botafogo vem fazendo uma bela campanha. Teve uma derrota contundente para o Coritiba, fez um bom jogo com o Flamengo" — Celso Roth



Próximos jogos:
22/09 - Grêmio x Botafogo
25/09 - Avaí x Grêmio
02/10 - Grêmio x Cruzeiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.