Esportes | 15/09/2011 22h10min
Para manter a boa fase no Brasileirão, o Grêmio terá que quebrar um tabu. O Tricolor não vence uma partida pelo Brasileirão no Rio de Janeiro desde 2006, quando derrotou o Fluminense por 2 a 1, gols de Rafinha e Herrera. Contra o Vasco, adversário deste sábado, 18h, em São Januário, a seca de vitórias é ainda maior. Há 18 anos o clube gaúcho não vence os vascaínos dentro de sua casa.
> Para Saimon, Grêmio voltou a ser respeitado pelos adversários
O último triunfo gremista sobre o Vasco em São Januário foi em 1993, quando fez 4 a 2 nos cariocas. Nos últimos 13 jogos entre as duas equipes na casa vascaína (10 por Campeonatos Brasileiros, dois pela Libertadores e um pela Copa Mercosul), o Vasco obteve oito vitórias e cinco empates.
— A equipe do Vasco é forte, vem disputando o título, e tem um elenco muito forte. Com certeza vai nos impor dificuldades. Mas independente de existir um tabu de não ganhar em São Januário, vamos lá para tentar conseguir a vitória — disse o zagueiro Saimon.
O Tricolor terá força máxima para tentar acabar com a história de não vencer no Rio de Janeiro. Mário Fernandes e Victor estão de volta da Seleção Brasileira, treinaram normalmente na tarde desta quinta-feira e estão confirmados. Depois de três vitórias consecutivas, e a possibilidade de um crescimento ainda maior na competição, os gremistas garantem que a pegada continuará a mesma:
— O campeonato cada vez mais afunila, os pontos estão cada vez mais próximos, o salto alto não pode existir aqui. Temos que trabalhar para conseguir as vitórias, e agora que conseguimos temos que trabalhar mais forte para conseguir ainda mais — garantiu Saimon.
Quem se sente em casa atuando em São Januário é o centroavante André Lima. Formado nas categorias de base do Vasco, o jogador chegou ao clube com 17 anos e guarda boas lembranças.
— Tenho bons amigos lá até hoje. As recordações mais recentes que eu tenho são da época do Grêmio, empatamos lá ano passado. Mas eu gosto de jogar no Rio, espero que a gente ganhe os três pontos. Vamos tentar, a partir de sábado, abrir um novo capítulo para começar a vencer lá — disse o centroavante André Lima.
As duas únicas vitórias do Grêmio sobre o Vasco no Rio, em jogos válidos pelo Brasileirão, aconteceram na década de 90. Em 1993, o Tricolor venceu por 4x2 em São Januário, gols de Paulão, Caio, Gílson e Fabinho, marcando Valdir e Geovani para o Vasco. Em 1994, no Maracanã, nova vitória gremista, desta vez por 2x0, gols de Ciro.
Próximos jogos:
17/09 - Vasco x Grêmio
22/09 - Grêmio x Botafogo
25/09 - Avaí x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.