Notícias

 | 13/09/2011 09h13min

A matemática entra em campo no Brasileirão

Para ficar na elite, Avaí e Figueirense precisam somar entre 44 e 48 pontos até o fim do Brasileiro

Jean Balbinotti  |  jean.balbinotti@diario.com.br

Para ficar na elite, Avaí e Figueirense precisam somar entre 44 e 48 pontos até o fim do Brasileiro.

A 15 rodadas do fim do Brasileiro, a matemática entra em campo. Times que estão na ponta de baixo da tabela, como é o caso do Avaí, fazem cálculos para se livrar do rebaixamento. Os que estão em uma zona intermediária, como o Figueirense, projetam a pontuação necessária para garantir vaga na Copa Sul-Americana.

Conforme o matemático Tristão Garcia, que faz projeções para o site Infobola e é uma referência no país, para permanecer na divisão de elite com total segurança é preciso somar 47 pontos. O problema é que as previsões nem sempre são exatas. Há dois anos, Garcia projetou 45 pontos para assegurar a vaga na Série A. Não deu. Com essa pontuação, o Coritiba caiu para a Série B do Brasileiro. No ano passado, o número mágico era 44 e, mais uma vez, as projeções falharam. O Atlético-GO escapou com 42.

— É tudo variável. Depende muito da maneira que os times ameaçados vão reagir — diz Garcia.

O equilíbrio no campeonato é tão grande que três vitórias seguidas podem fazer um time saltar de uma posição incômoda para sonhar até com vaga na Libertadores. Há três rodadas, o Grêmio estava com 21 pontos, na porta de entrada do Z-4. Passados três jogos, o clube soma 30 pontos e vislumbra uma aproximação ao G-4.

O mesmo pode ocorrer com Avaí e Figueirense, os dois representantes de Santa Catarina. Em 2010, na 35ª rodada, o Leão tinha 80% de chances de queda para a Segunda Divisão. Venceu três partidas seguidas – Inter, Atlético-GO e Santos – e livrou-se da ameaça com uma rodada de antecedência. Atualmente, Garcia projeta que o Avaí tem 72% de chances de rebaixamento e o Figueirense 6%.

Esses números divergem para outros especialistas. O site Chance de Gol calcula que o Leão possui 90,1% de probabilidade de queda, contra 5,3% do Alvinegro. O portal considera ainda que é necessário somar 48 pontos para um time ficar livre do risco de descenso. O matemático Valmir Medeiros, o Kmarão, que é professor de matemática nos colégios Geração, Estimoarte e Energia, na Capital, pensa diferente. Para ele, 44 é o número mágico para se manter na primeira divisão nacional

— A variação, a partir de agora, vai ser pequena porque o campeonato começa a convergir para a parte final — sustenta o professor.

Neste caso, o Avaí precisaria somar mais 23 pontos ou ter 51% de aproveitamento, e o Figueirense fazer mais 13 pontos ou 28,8% de aproveitamento. Um cenário bem mais leve. Por estar melhor colocado – é o 10º –, a briga do Figueira é outra: assegurar vaga na Sul-Americana.

Kmarão calcula que o Alvinegro atingirá essa meta somando mais 17 pontos, o que significa ter um aproveitamento de 38%.


Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011



 

Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos





Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro





DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.