Notícias

Esportes  | 13/09/2011 08h10min

Barcelona x Milan é o destaque da abertura da fase de grupos da Liga dos Campeões

clicEsportes apresenta as chaves da maior competição europeia

Nesta terça-feira, terá início a fase de grupos da Liga dos Campeões 2011/2012. Os 32 clubes começam a disputa por uma vaga na decisão da competição, que ocorrerá no dia 19 de maio de 2012, no Allianz Arena, em Munique. Hoje, o principal destaque é o confronto entre dois dos principais candidatos ao título. O Barcelona, atual campeão, recebe o Milan no Camp Nou, pela abertura do Grupo H.

As duas equipes não devem ter dificuldades para garantir as duas vagas da chave às oitavas de final. O BATE Borisov, da Bielorússia, e o Viktoria Plzen, da República Checa, lutarão pelo terceiro lugar, que dá uma vaga na Liga Europa. Ambos também jogam hoje.

Confira os jogos desta terça-feira:

Chelsea x Bayer Leverkusen
Genk x Valencia 
Olympiacos x Olympique de Marselha
Borussia Dortmund x Arsenal
Porto x Shakhtar Donetsk
Apoel x Zenit
Barcelona x Milan
Viktoria Plzen x BATE Borisov

Para saber quais os times participantes, suas principais estrelas e o que postulam na competição, o clicEsportes apresenta cada um dos grupos da Liga dos Campeões.

 

GRUPO A


Bayern, de Mario Gomez, se reforçou
Foto: Roland Holschneider, AFP

O Grupo A é o mais parelho da Liga. Bayern de Munique, Manchester City, Napoli e Villarreal têm condições de seguir no torneio. No entanto, os alemães e os ingleses saem em vantagem, postulando, inclusive, o título da competição.

Bayern de Munique: O forte time da Baviera se reforçou ainda mais para buscar o quinto título na Liga dos Campeões. O técnico Jupp Heynckes recebeu o goleiro Neuer, titular da seleção da Alemanha, o versátil defensor canhoto Jérôme Boateng e o lateral-direito Rafinha. Além de ter ido às compras, não se desfez das principais estrelas. Schweinsteiger, Ribéry, Thomas Müller, Robben e Mario Gómez permanecem no grupo.

Manchester City: A equipe inglesa não se satisfez com a classificação à Liga dos Campeões e buscou mais reforços. O time contratou Nasri e Clichy, do Arsenal. O grande negócio, no entanto, foi a compra de Sérgio "Kun" Agüero, do Atlético de Madrid, que custou € 45 milhões. O argentino é o companheiro de ataque do compatriota Carlitos Tevez. Apesar da pouca tradição no campeonato, o time luta pelo título do torneio.

Napoli: O Napoli entra na Liga dos Campeões para tentar uma vaga nas oitavas. O time não tem pretensões de chegar ao título, mas pode surpreender. Hamsik, Lavezzi e Cavani permanecem na equipe e são os grandes nomes.

Villarreal: Os espanhóis contam com uma dupla de ataque perigosa, composta pelo ex-colorado Nilmar e o italiano Giuseppe Rossi, principal estrela do time. Os dois jogadores, rápidos e dribladores, podem incomodar os adversários do grupo e levar o Villarreal às fases seguintes da Liga dos Campeões.

 

GRUPO B


Diego Forlán é o principal reforço da Inter de Milão
Foto: Giuseppe Aresu, AFP

A Inter de Milão desponta como a grande favorita do Grupo B. O time italiano não deve ter dificuldades de ficar com o primeiro lugar da chave. O CSKA, da Rússia, é o principal candidato à outra vaga. O Lille, da França, e o Trabzonspor, da Turquia, lutam pelo terceiro lugar e o posto na Liga Europa

Inter de Milão: A equipe de Gian Piero Gasperini perdeu Eto'o, que foi para o Anzhi, da Rússia. A direção trouxe um jogador do mesmo nível: Diego Forlán, melhor jogador da Copa do Mundo de 2010. Porém, por um erro da cúpula interista, que desconhecia que jogos pelos play-offs da Liga Europa impedem o atleta de jogar por outra equipe em competições europeias, o uruguaio está fora da fase de grupos. Sem Forlán, Sneidjer, algoz brasileiro no último Mundial, será o responsável por colocar a Inter nas oitavas. 

CSKA: Os russos buscam uma vaga nas oitavas. O nome mais conhecido do CSKA é Vagner Love. Outro destaque é o marfinense Doumbia, artilheiro do time na temporada e autor de 15 gols no Campeonato Russo. 

Lille: Atual campeão francês, o Lille contratou o meia Joe Cole, emprestado pelo Liverpool. A equipe vendeu o marfinense Gervinho, um dos destaques da última temporada, para o Arsenal. O ataque conta com o centroavante brasileiro Túlio de Melo, ex-jogador do Atlético-MG.

Trabzonspor: O time turco só entrou na edição da Liga dos Campeões por conta da corrupção e da manipulação de resultados envolvendo o futebol do país. Após ser eliminado na fase preliminar pelo Benfica, acabou conquistando a vaga na fase de grupos em decorrência da exclusão do Fenerbahçe. 

 

GRUPO C


Sem Scholes e Van der Sar, United de Nani chega rejuvenescido na Liga
Foto: Ian Kington, AFP

A não ser que ocorra uma grande zebra, Manchester United e Benfica devem garantir vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões sem dificuldades. O Basel, da Suíça, deve conquistar um lugar na Liga Europa, restando para o estreante Otelul a esperança de marcar algum ponto na chave.

Manchester United: atual vice-campeão da Liga, o United volta como um dos favoritos ao título. Alex Ferguson aposta na dupla de ataque formada por Rooney e Chicharito para levar os Diabos Vermelhos a Munique. Além disso, o time deu uma rejuvenescida. O goleiro Van der Sar e o meia Paul Scholes se aposentaram. Para o lugar do histórico holandês, foi contratado De Gea, do Atlético de Madrid. Na vaga de Scholes, entrou o ex-gremista Anderson.

Benfica: Um dos times mais tradicionais da Europa, o Benfica não tem muitas aspirações ao título. Entretanto, tem grupo para postular uma vaga até, pelo menos, as quartas de final. As estrelas Pablo Aimar e Óscar Cardozo permanecem na equipe. O técnico Jorge Jesus ainda recebeu Garay, do Real Madrid, e Capdevila, do Villarreal.

Basel: A equipe manda no futebol suíço. Nas últimas dez temporadas, conquistou sete títulos. A principal estrela é Alexander Frei, artilheiro do último campeonato, com 27 gols. Apesar da hegemonia do futebol no país, deve ficar com o terceiro lugar no grupo e a vaga na Liga Europa.

Otelul: O time romeno é o atual campeão do país. Pela primeira vez, disputará a Liga dos Campeões. A falta de experiência na competição deve fazer a diferença negativamente. Lutará para marcar algum ponto nas seis rodadas do grupo.

 

GRUPO D


Kaká é um dos astros do Real Madrid
Foto: AFP

O Real Madrid deve conquistar o primeiro lugar do grupo sem problemas. Os merengues entram na Liga dos Campeões como os principais favoritos ao lado do Barcelona. A segunda vaga será disputada por Lyon e Ajax. O Dínamo Zagreb é a zebra da chave.

Real Madrid: José Mourinho já tinha um grupo fantástico, com estrelas como Cristiano Ronaldo, Kaká, Özil, Marcelo, Ricardo Carvalho e Xabi Alonso. O elenco foi reforçado com o português Fábio Coentrão. A missão de Mourinho é terminar com a sequência de títulos do Barcelona.

Lyon: Os franceses não têm mais a grande equipe dos últimos anos. No entanto, devem brigar com o Ajax pelo segundo lugar do grupo. Para seguir adiante na competição, o Lyon confia nos brasileiros Cris, Ederson e Michel Bastos e no atacante Lisandro López.

Ajax: A principal estrela do Ajax está no banco de reservas. O histórico zagueiro Frank de Boer é o técnico que terá a missão de levar o time às oitavas de final.

Dínamo Zagreb: Em um grupo com três times tradicionais, se conseguir uma vaga na Liga Europa, já será um feito para o time croata. O Dínamo Zagreb tem poucas chances de fazer frente ao Real Madrid, Lyon e o Ajax.

 

GRUPO E


Soldado é um dos principais atacantes do Valencia
Foto: German Garcia, AFP

O Chelsea aparece como o grande candidato ao primeiro lugar do Grupo E. O milionário time londrino é um dos principais favoritos a conquistar a Liga dos Campeões. Valencia e Bayer Leverkusen disputarão o segundo lugar. O Genk tentará não ser o saco de pancadas.

Chelsea: Os blues contrataram André Villas-Boas, o técnico português que é a nova sensação do futebol europeu. Sem ter investido em estrelas do mesmo nível dos últimos anos, o Chelsea confia no conjunto e nos veteranos Didier Drogba, John Terry e Frank Lampard para buscar a taça da competição.

Valencia: Os espanhóis perderam Mata para o Chelsea. O ex-gremista Jonas aparece como alternativa para o ataque, formado por Soldado e Aduriz.

Bayer Leverkusen: O atual vice-campeão alemão não tem grandes aspirações na Liga. O técnico Robin Dutt espera que o talento de Renato Augusto e a experiência de Ballack possam levar o Bayer Leverkusen adiante.

Genk: Atual campeão belga, o time perdeu o goleiro Courtois, para o Chelsea, e o técnico Franky Vercauteren, para o Al Jazira. A luta do Genk é para marcar alguns pontos na chave.

 

GRUPO F


Arsenal se classificou para a Liga após enfrentar a Udinese nos play-offs
Foto: Giuseppe Cacace, AFP

Apesar de estar em um dos grupos mais equilibrados, o Arsenal é o favorito para ficar no primeiro lugar do Grupo F. Mesmo sem grandes estrelas, os ingleses devem deixar Borussia Dortmund, Olympique de Marselha e Olympiacos na briga pela outra vaga.

Arsenal: O técnico Arsène Wenger perdeu Nasri e Fábregas. O Arsenal trouxe André Santos, Mertesacker e Gervinho, reforços que não empolgaram o torcedor. A goleada sofrida por 8 a 2 para o Manchester United pelo Campeonato Inglês deu uma mostra de que os Gunners não devem ter vida longa na Liga dos Campeões.

Olympique de Marselha: O veterano argentino Lucho González é a maior arma do time de Didier Deschamps. O time manteve a mesma base que conquistou o vice-campeonato francês. O volante Alou Diarra foi contratado do Bordeaux.

Borussia Dortmund: A grande estrela é Mario Götze. O meia alemão foi o principal destaque da seleção na vitória por 3 a 2 sobre o Brasil e pode colocar o Borussia Dortmund nas oitavas do torneio. Lucas Barrios disputa uma vaga no ataque com Lewandowski.

Olympiacos: A equipe é a principal vencedora do Campeonato Grego, com 38 títulos. No entanto, o atual campeão nacional não tem grandes estrelas e, se conseguir uma vaga nas oitavas, já terá cumprido sua missão na Liga dos Campeões.

 

GRUPO G


Porto vem de conquista da Supercopa Europeia
Foto: Patrícia de Melo Moreira, AFP

Porto e Shakhtar devem conquistar as duas vagas no Grupo G. O Zenit, atual campeão russo, lutará com o Apoel pelo lugar na Liga Europa.

Porto: Mesmo tendo perdido o técnico André Villas-Boas e Falcão Garcia, o Porto continua como umas grandes forças do futebol europeu. Para realizar uma boa campanha, o treinador Vítor Pereira conta com a força e os gols do brasileiro Hulk, além do talento do meia Guarín.

Shakhtar: O Shakhtar é um dos clubes mais brasileiros. Em seu plantel, estão Fernandinho, Douglas Costa, Dentinho, Alex Teixeira, Jadson, Willian e Luiz Adriano. É apostando no talento brazuca que o time tenta chegar, pelo menos, às quartas de final.

Zenit: Apesar de ser o atual campeão russo, o Zenit entra para conquistar uma vaga na Liga Europa. O grande jogador do time é o português Danny.

Apoel: Outro que entra na fase de grupos sabendo que está com os dias contados. Ou melhor, os jogos. A menos que ocorra uma grande zebra, o Apoel luta apenas para conquistar uma vitória na fase de grupos.

 

GRUPO H


Barça inicia campeonato como favorito
Josep Lago, AFP

Barcelona e Milan lutarão pela primeira vaga do Grupo H. Favoritas ao título, as duas equipes brigarão entre si pelos postos na chave. BATE Borisov, da Bielorússia, e Viktoria Plzen, da República Checa, disputarão pelo posto na Liga Europa.

Barcelona: Melhor time do mundo, o Barça jogará por mais um título. Atual campeão da Liga dos Campeões, a equipe de Pep Guardiola inicia como a grande favorita. Além do quarteto ofensivo composto por Messi, Xavi, Iniesta e David Villa, o clube foi às compras e trouxe Alexis Sánchez, da Udinese, e Fàbregas, do Arsenal.

Milan: Se o Barcelona não estivesse no caminho, seria o grande candidato a ser campeão do grupo. Atual campeão italiano, o Milan manteve Thiago Silva, Seedorf, Pato, Ibrahimovic e Robinho. O técnico Massimiliano Allegri sabe que poderá ir longe na Liga.

BATE Borisov: O time da Bielorrússia perdeu o meia Pavel Nekhaychik, que era a principal referência. Sem grandes estrelas, tentará a vaga na Liga Europa.

Viktoria Plzen: O clube da República Checa tentará vencer o BATE nos confrontos diretos para ficar em terceiro do grupo.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.