Notícias

Esportes  | 05/09/2011 17h41min

Com gol de Damião, Brasil vence Gana por 1 a 0

Atacante do Inter marcou seu primeiro gol pela Seleção e deu a vitória ao time de Mano Menezes

Um jogo para Leandro Damião. Com um gol do atacante do Inter, o Brasil venceu Gana por 1 a 0, nesta segunda-feira, no Estádio Craven Cottage, em Londres. Com uma boa atuação de Ronaldinho Gaúcho e de Marcelo, Damião fez seu primeiro gol pela Seleção Brasileira. O jogador menos badalado do novo quarteto do Brasil, formado também por Ganso, Ronaldinho e Neymar ajudou a equipe de Mano Menezes a retomar a rotina de vitórias.

Veja também:
> Confira a galeria de fotos
> O minuto a minuto da vitória brasileira

A vitória sobre Gana alivia as críticas sobre o técnico Mano Menezes, que vinha pressionado pela eliminação precoce na Copa América e pelas derrotas para seleções de ponta, como Argentina, França e Alemanha. Agora, em 14 jogos sob seu comando, o Brasil tem sete vitórias, quatro empates e três derrotas.

A próxima partida da Seleção Brasileira será contra a Argentina, no "Superclássico das Américas". O primeiro jogo será no dia 14, em Córdoba, na Argentina. O jogo de volta, no Brasil, será dia 28, em Belém. Somente jogadores que atuam no futebol nacional dos dois países serão convocados.


Primeiro tempo com expulsão e gol de Damião

A seleção de Gana não se intimidou e começou o jogo em cima dos brasileiros. Como se não bastasse, aos oito minutos, o Brasil perdeu Ganso, que deixou o campo com uma lesão muscular na coxa esquerda e foi substituido por Elias, que mal entrou em campo e levou cartão amarelo por falta em Boateng.


Jogo começou equilibrado em Londres
Foto: Glyn Kirk, AFP


Em seguida, por uma falta forte em Neymar, o ganense Opare foi advertido com um cartão amarelo. Sem força ofensiva e pouca criatividade, o Brasil dependia de alguns lampejos do trio Ronaldinho, Neymar e Damião. Foram apenas duas jogadas importantes no primeiro tempo.

Dos três, o atacante santista era o melhor. Chamou a responsabilidade e deu um belo lançamento para Leandro Damião marcar por cobertura, aos 26 minutos. O árbitro, no entanto, anulou corretamente o gol por impedimento. Aos 33 minutos, Opare, levou o segundo cartão amarelo por dividida com Lúcio e foi expulso.



Damião marcou seu primeiro gol pela Seleção contra Gana
Sang Tan, AP


Aos 44 minutos, o gol de Damião. O atacante do Inter recebeu um belo passe de Fernandinho e chutou forte, rasteiro, para comemorar seu primeiro gol com a camisa da Seleção Brasileira. Um gol que trouxe mais tranquilidade para o técnico Mano Menezes.


Segunda etapa boa atuação de Neymar e Ronaldinho

Mano Menezes retornou com o atacante Hulk no lugar de Fernandinho. Assim, Ronaldinho Gaúcho passou a jogar mais na armação, juntamente de Elias, o substituto de Ganso. A Seleção Brasileira mostrou mais toque de bola e Neymar centralizava as principais jogadas do Brasil. Gana, por outro lado, não se retraiu por ter um homem a menos em campo e tentou algumas jogadas na frente.

O excesso de força do primeiro tempo se fazia presente. Entretanto, o árbitro Mike Dean preferiu levar o jogo na base de conversa. Sem conseguir assustar o Brasil, os jogadores de Gana continuaram a caça a Neymar, iniciada ainda no primeiro tempo. A cada tentativa de drible do santista, ele recebia uma pancada. Mas mostrou personalidade e não se intimidou com o jogo duro dos africanos, muitos deles com o cartão amarelo.



Ronaldinho quase marcou de falta no final da partida
Foto: Sang Tan, AP


Aos 39, Ronaldinho deu um belo lançamento para Alexandre Pato. O atacante subiu deu uma testada forte e o goleiro Kwarasey voou para evitar o segundo tento canarinho. O jogador do Flamengo quase foi premiado com um gol no último minuto de jogo. Em cobrança de falta, o atacante tirou da barreira, mas o goleiro Kwaresey voltou a fazer milagre no Craven Cottage Stadium. Espalmou a bola na trave para evitar mais uma vez o gol brasileiro.

Tocando bem a bola e apostando na agilidade e habilidade de Neymar, o Brasil bem que tentou o segundo gol, mas não conseguiu. Assim, o herói do reencontro da Seleção Brasileira com a vitória foi um só: Leandro Damião. Vai ser difícil, depois dessa atuação, ele perder a posição para os próximos jogos diante dos argentinos, nos dias 14 e 28 de setembro.

*Com informações do globoesporte.com


FICHA TÉCNICA
BRASIL 1 X 0 GANA

BRASIL: Julio Cesar, Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas e Fernandinho (Hulk, no intervalo); Neymar, Ganso (Elias, 9'/1°T) e Ronaldinho; Leandro Damião (Alexandre Pato, 33'/2°T).
Técnico: Mano Menezes.

GANA: Kwarasey, Pantsil, Jonathan Mensah, Vorsah e Opare; Inkoon (Tagoe, 40'/2°T) e Muntari (Addy, no intervalo); Agyemang-Badu (Adomah, 34'/2T), Derek Boateng (Rabiu, no intervalo) e Asamoah (Annan, 20'/2°T); Jordan Ayew (Adiyiah, 24'/2°T).
Técnico: Goran Stevanovic.

Estádio: Craven Cottage, Londres (ING)
Árbitro: Mike Dean (ING)

Cartões amarelos: Elias, Fernandinho (BRA); Opare, Derek Boateng, Addy, Inkoon (GAN)
Cartões vermelhos: Opare, 33'/1ºT (GAN).
GOLS: Leandro Damião, 44'/2° (1-0).



Confira as convocações de Mano Menezes:

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.