Notícias

Esportes  | 17/08/2011 23h46min

Na estreia de Dorival, Damião garante a vitória para o Inter

Camisa 9 fez o único gol da partida. Foi o 31º do atacante na temporada

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Na estreia de Dorival Júnior, o Inter conquistou importante vitória no Brasileirão. Na noite desta quarta-feira, o time gaúcho fez 1 a 0 sobre o Botafogo no Beira-Rio e completou o terceiro jogo sem perder na competição.

>>> Confira como foi o jogo no minuto a minuto
>>> Galeria de fotos

O gol colorado foi marcado por Leandro Damião, aos 12 minutos do segundo tempo. Bem posicionado, o camisa 9 só teve o trabalho de colocar para as redes o desvio de Jô. Foi o sétimo gol do centroavante no Brasileirão, o 31º em 39 partidas em 2011.

Com a vitória, o Inter manteve o retrospecto de vitórias nas estreias de treinadores no comando da equipe. O triunfo de Dorival foi o oitavo consecutivo.

Foto: Diego Vara


No próximo domingo, às 16h, o Inter recebe o Flamengo pela 18ª rodada do Brasileirão. Ronaldinho, que não atuará nesta quinta-feira diante do Atlético-GO por estar cumprindo suspensão, retorna ao time de Vanderlei Luxemburgo.

O jogo

Dorival, como já havia indicado na sua primeira entrevista coletiva, armou o Inter com dois volantes, dois armadores e dois atacantes. Guiñazu, que retornou ao time, entrou na vaga de Wilson Matias. O volante, um dos mais contestados pela torcida, de titular, sequer ficou no banco de reservas.

O Inter, motivado pela chegada do novo treinador, começou o jogo em cima do Botafogo. Com um minuto de jogo, Nei avançou pela direita. O lateral tabelou com Andrezinho e recebeu dentro da área. Ao cruzar, a bola bateu na barriga de Leandro Damião e saiu.

Foto: Diego Vara


Apesar da empolgação inicial, os colorados que, desde 2010 ainda com Celso Roth, se caracterizam por manter a posse de bola, não ficavam com ela na maior parte do jogo. O Botafogo demonstrava mais entrosamento no começo da partida. Aos 19min, Nei cruzou. Damião tentou chegar, mas não conseguiu. Dois minutos depois, um lance muito parecido, porém do outro lado. Zé Mário cruzou rasteiro. A bola quicou antes de o camisa 9 conseguir tocar nela.

As duas equipes buscavam entrar na área adversária, mas não conseguiam em decorrência da forte marcação de um lado e de outro. Herrera, pela direita, levava muito perigo à zaga colorada. Aos 23 minutos, Renato cobrou escanteio na cabeça de Fábio Ferreira. O zagueiro acabou mandando para fora. O Botafogo seguiu em cima. Cinco minutos depois, Herrera fez bela jogada pela direita. Na hora da finalização, acabou travado por Rodrigo Moledo.

Foto: Diego Vara


Aos 31, Damião tentou a jogada pessoal. O centroavante recebeu pela direita e trouxe a bola para o meio. Quando tentou o arremate, Fábio Ferreira o impediu. Cinco minutos depois, o Inter insistiu na bola alçada para a área e teve sua primeira chance clara de gol. D'Alessandro cruzou na cabeça de Damião. O camisa 9 aparou para Jô que, também de cabeça, obrigou Jefferson a realizar bela defesa, colocando a bola para escanteio. No último lance do primeiro tempo, Guiñazu tocou para Leandro Damião. O atacante chutou, mas perdeu o equilíbrio e a bola ficou tranquila para Jefferson.

Segunda etapa

O Inter retornou ao segundo tempo sem modificações. Mas o Botafogo seguiu com a iniciativa das jogadas. Aos 4 minutos, Maicosuel tramou uma bela jogada com Herrera, mas não conseguiu arrematar.

Cinco minutos depois, D'Alessandro tentou o cruzamento. A jogada saiu muito fechada e morreria no fundo do gol. Jefferson, bem posicionado, colocou para escanteio. Na cobrança, Damião cabeceou para o chão e o goleiro do time carioca ficou com a bola.

Foto: Diego Vara


O Inter seguiu na busca do primeiro gol. Aos 12 minutos, ele conseguiu. Em bela jogada, Guiñazu tocou para D'Alessandro. O camisa 10 viu a ultrapassagem de Zé Mário e passou para o lateral, que cruzou. Jô desviou para Damião. O camisa 9, dentro da pequena área, bem posicionado, mandou para o fundo das redes.

Foto: Diego Vara


O gol animou os colorados. Três minutos depois, D'Alessandro fez um lançamento genial para Nei. Em velocidade, o camisa 4 entrou na área. Na hora do arremate, Cortês desviou, mandando para escanteio.

Aos 23, Maicosuel tentou o lançamento para Thiago Galhardo. Muriel se antecipou e ficou a com bola. O Botafogo buscava o gol de empate. Três minutos depois, de novo Maicosuel arriscou, mas o chute saiu fraco e o goleiro colorado fez uma defesa tranquila. No minuto seguinte, Dellatorre, que havia acabado de entrar, invadiu a área e fez um belo chute, obrigando Jefferson a realizar boa intervenção.

Foto: Diego Vara


O jogo permaneceu aberto. Aos 29 minutos, Herrera tentou o chute. O argentino, porém, pegou muito mal na bola e o arremate saiu por cima. No minuto seguinte, o Botafogo quase empatou. Herrera fez um belo passe para Alex. O atacante virou e arriscou, mas a bola bateu na trave, e o Inter se salvou. Aos 33, após cobrança de escanteio, Fábio Ferreira cabeceou sozinho por cima do gol de Muriel, levando perigo ao gol colorado.

No final da partida, para segurar o resultado, o Inter trocou passes, ficando com a posse de bola, para não correr riscos. Aos 43, o time quase ampliou. D'Alessandro bateu falta e Rodrigo Moledo obrigou Jefferson a realizar grande defesa.

Ficha técnica:
 
Inter
: Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Zé Mário; Elton, Guiñazu, Andrezinho (Tinga) e D'Alessandro (João Paulo); Jô (Dellatorre) e Leandro Damião.
Técnico: Dorival Júnior.
 
Botafogo: Jefferson; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos (Lucas Zen), Renato, Felipe Menezes (Thiago Galhardo) e Maicosuel (Cidinho); Herrera e Alex.
Técnico: Caio Júnior.
 
Cartões amarelos: Elton, Nei, Rodrigo Moledo (Inter); Marcelo Mattos, Herrera (Botafogo)
 
Gol: Leandro Damião, aos 12 minutos do segundo tempo
 
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra
Auxiliares: Kleber Gil e Marco Antônio Martins (trio catarinense)
Estádio: Beira-Rio
Horário: 21h50min
 
Próximos jogos:
21/08 - Inter x Flamengo
24/08 - Inter x Independiente (pela Recopa)
28/08 - Grêmio x Inter

 

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro







CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.