Notícias

Esportes  | 09/08/2011 07h11min

Ausência de revelações na base do Grêmio preocupa diretoria

Paulo Pelaipe reconhece carência e diz que clube vai agir

Vinicius Rebello  |  vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Atualizada às 15h20min.

O time juvenil do Grêmio levou 4 a 2 do Inter no segundo jogo pelas finais da Copa FGF Sub-17 e ficou com o vice-campeonato da categoria. No primeiro jogo, no Olímpico, foi derrotado por 1 a 0. A perda do título, no entanto, não é o principal fator que preocupa a direção gremista, e sim a formação de grandes jogadores.

— A base tem que revelar jogadores, este é o objetivo. Se isso não está ocorrendo, temos que agir — disse Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol.

> Saiba mais sobre as categorias de base no blog Pratas da Dupla
> Roth abre espaço para descontração no treino do Grêmio
 
Coordenador das categorias de base, Tiago Duarte não consegue apontar os motivos que levaram o clube aos últimos resultados ruins nas duas categorias. Antes dos juvenis, os juniores foram eliminados nas quartas de final da Taça BH recentemente.

Segundo ele, o investimento da diretoria em atletas com pouca idade segue sendo feito e o clube está sempre de olho em jogadores que possam reforçar as divisões inferiores do Tricolor.
 
— Um atleta, quando está em desenvolvimento, sempre está em aprendizagem e em processo de avaliação. Mas o Grêmio sempre procura os melhores atletas de cada campeonato. Estamos sempre de olho no mercado. Faz parte do sistema evolutivo de um clube — disse o coordenador da base gremista.


Uma das promessas, Mamute decepciona na final da Copa FGF
 
Tiago Duarte prefere não apontar destaques entre os jovens do Grêmio, mas garante ao torcedor que existem grandes promessas. Talvez o maior talento da base, Yuri Mamute faz parte do time derrotado pelo Inter nas finais da Copa FGF Sub-17. Porém, o jogador decepcionou na decisão. Tanto na partida de ida, disputada no Olímpico, como na de volta, no Beira-Rio, praticamente não apareceu em campo.

Foto: Vinicius Rebello

Lançado no grupo profissional por Renato, Mamute acabou voltando aos juvenis depois de alguns treinos. Mas isto não diminuiu a confiança dos dirigentes do Grêmio no futuro do jogador:
 
— Temos que atentar e perceber que o individual de um jogador depende muito do coletivo. Nestes dois jogos, a equipe não o ajudou a ter um bom rendimento. Mas o Mamute está bem tanto fisicamente como no lado psicológico — afirma Tiago Duarte.
 
No time titular do grupo profissional do Grêmio, atualmente, apenas três jogadores foram formados nas categorias de base do clube: Mário Fernandes, Bruno Collaço e Leandro. O último grande nome surgido nas divisões inferiores do Estádio Olímpico foi Carlos Eduardo, vendido em agosto de 2007.



Próximos jogos:
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio
21/08 - Atlético-GO x Grêmio






Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro




CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.