| 06/08/2011 22h52min
O Figueirense, enfim, conseguiu a sua primeira vitória fora de casa neste Campeonato Brasileiro. Com dois gols do meia Elias, o Alvinegro derrotou o Atlético-MG por 2 a 1 na noite deste sábado, no Ipatingão, em Minas Gerais. Com o resultado, a equipe chega aos 22 pontos na competição e alcança também pela primeira vez a sua segunda vitória consecutiva na Série A deste ano.
• Assista os gols da partida no site da RBSTV
Mais ofensivo
O Figueirense começou a partida com uma forte marcação e diminuindo os espaços do Atlético-MG. Arriscando mais a gol, a postura agressiva da equipe catarinense foi recompensada logo aos oito minutos. Werley perdeu a bola no setor defensivo para Héber. O atacante foi até a linha de fundo e cruzou na medida. Elias recebeu na entrada da área e, de primeira, mandou uma bomba para o fundo da rede sem chance para Giovanni.
Depois do gol, o Alvinegro recuou um pouco e o Galo passou a tocar mais a bola, buscando espaços. Aos 21 minutos, Giovanni segurou uma bomba de Elias na entrada da área.
Na sequência, Magno Alves encontrou espaço na intermediária e arriscou de perna direita. A bola passou pertinho da trave de Wilson. Foi a primeira chance clara do Atlético-MG na partida.
Domínio alvinegro
O Figueirense arriscava mais. Aos 23, Júlio César bateu fraco de fora da área e Giovanni defendeu. Apesar do Furacão ter mais qualidade no toque de bola, permitia o Galo chegar com perigo. Aos 31, Magno Alves arriscou outra vez de longe. Wilson segurou.
Insatisfeita, a torcida mineira vaiava a equipe quando o Alvinegro conseguiu ampliar o placar. Elias mandou outra bomba na entrada da área, quase no mesmo lugar do primeiro gol, e fez o Alvinegro ir para o vestiário com a vantagem do 2 a 0.
Reação mineira
Na volta do intervalo, o técnico Dorival Júnior jogou todas as fichas e fez as três substituições de uma vez só. Werley, Serginho e Giovanni Augusto deram lugar, respectivamente, para Neto Berola, Dudu Cearense e Wesley).
As mudanças fizeram efeito e logo no primeiro ataque do Galo, Neto Berola sofreu falta de Ygor na entrada da área. Na cobrança, Richarlyson cruzou para e Dudu Cearense, de cabeça, descontou. A torcida, que até então vaiava o próprio time, reascendeu no estádio.
Aos dez minutos, quase que João Paulo Goiano marcou contra a própria meta. Outra vez em cobrança de falta, Richarlyson cruzou e Dudu Cearense desviou. O zagueiro alvinegro tentou tirar de cabeça e a bola foi em direção ao gol, mas Wilson salvou. Na sequência, em cobrança de falta da intermediária, Roger Carvalho mandou para fora depois de levantamento de Elias.
O Atlético-MG pressionava, só que a defesa alvinegra conseguia neutralizar as jogadas. Aos 21, Neto Berola cruzou da linha de fundo e Wesley mandou de cabeça na rede pelo lado de fora.
Susto no final
O técnico Jorginho decidiu mexer então no time. Colocou Wellington no lugar de Héber. O Galo continuou em busca do empate e, aos 27, Wesley recebeu a bola, girou dentro da pequena área, e chutou. Wilson defendeu.
Foi então que o Furacão teve uma ajudinha extra: ficou com um jogador a mais. No lance do gol, Dudu Cearense acabou se chocando contra a trave e, atuou no sacrifício. Só que aos 34 minutos ele saiu alegando não ter mais condições. Como o técnico Dorival já havia feito as três trocas, o Atlético-MG ficou com dez em campo.
Para manter o resultado, o técnico Jorginho ainda colocou Jackson e Wilson Pittoni nas vagas de Maicon e Júlio César. Aos 40, o Galo teve a sua última oportunidade. Magno Alves, na linha da pequena área, de cabeça, mandou a bola raspando no travessão depois do levantamento de Richarlyson. Só que a noite era mesmo do Furacão que, organizado, garantiu os primeiros três pontos fora de casa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG
Giovanni; Werley (Neto Berola), Lima, Leonardo Silva; Patric, Serginho (Dudu Cearense), Richarlyson, Giovanni Augusto (Wesley), Eron; Magno Alves, André
Técnico: Dorival Júnior
FIGUEIRENSE
Wilson; Coutinho, João Paulo, Roger Carvalho, Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Jackson) e Elias; Héber (Wellington) e Júlio César (Wilson Pittoni)
Técnico: Jorginho
Gols: Elias, aos oito minutos, e aos 45 minutos do primeiro tempo, para o Figueirense. Dudu Cearense, a um minuto do segundo tempo, para o Atlético-MG
Arbitragem: André Luiz Castro (GO), auxiliado por Evandro Gomes Ferreira (GO e João Patrício Araújo (GO)
Cartões amarelos: Patric (ATL), Coutinho (F), Júlio César (F), Ygor (F), Leonardo Silva (ATL), André (ATL)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Público: 15.689
Renda: R$ 73.117,56
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.