Notícias

Economia  | 06/08/2011 06h13min

Pesquisa realizada pela UFRGS mostra como os gaúchos navegam na internet

Entrevistas revelaram particularidades do Estado sobre os hábitos de consumo na web

Joana Colussi e Tássia Kastner*

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Administração da UFRGS sobre os hábitos de consumo da internet pelos porto-alegrenses mostra um dado curioso: 10% dos acessos à web são feitos de qualquer parte, por meio de tablets ou smartphones. O levantamento ouviu 642 pessoas de ambos os sexos e diferentes idades e classes sociais.

Conectado por tablet e smartphone e não apenas por computadores, Alexandre Moschini faz parte de um time que vem se multiplicando: usuários que acessam a internet a qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos móveis.

Desde dezembro, quando comprou sua prancheta, o publicitário não carrega mais o notebook para reuniões ou viagens, como também não liga o desktop ao chegar em casa.

— O tablet é o novo companheiro na hora de assistir a televisão — conta.

A popularização dos smartphones nos últimos anos reflete no crescimento das vendas de aparelhos no país. Em 2010, foram 5 milhões de unidades no Brasil, 150% a mais do que no ano anterior. Conforme estimativa da empresa de pesquisas IDC, em 2011 deve ser superada a marca de 8 milhões, com projeção de alta pelos próximos três anos.

A tendência de migração de aparelhos convencionais para dispositivos móveis é verificada em todo o país, conforme o gerente de negócios do Ibope Media, Affonso Barrella. Segundo pesquisa do instituto, o percentual nacional de internautas que se conectam à web via smartphone e tablet é de 10% – especialmente entre jovens de 15 a 29 anos. Em 2009, o mesmo percentual era de 7% e, em 2008, de 4%.

Insegurança online:

Para a maioria dos usuários, a web é considerada pouco segura, o que não os impede de postar fotos e endereços de e-mail em redes sociais, além de fazer compras online, indica a pesquisa.

— Os internautas demonstram ter consciência dos riscos. Usam, mas sabendo que estão arriscando — diz Walter Nique, coordenador do estudo.

A percepção de baixa segurança na web também ocorre nas compras online. Trinta por cento dos entrevistados afirmam que nunca compraram pela internet e 40% compram raramente.

— Os internautas gaúchos têm uma característica forte em relação a compras online, são mais detalhistas e exigentes — aponta Nique, acrescentando que o alto nível de escolaridade da Capital explica essa característica.

Mesmo com a sensação de insegurança na rede, 47% dos internautas brasileiros postam fotos ou vídeos na web. Quando a análise é feita na Capital, o índice salta para 58%.

— Pelo que podemos ver nas estatísticas, o medo não inibe a ação — acrescenta Affonso Barrella, do Ibope Media.


 


>>>Leia a reportagem completa na Zero Hora deste sábado


* joana.colussi@zerohora.com.br / tassia.kastner@zerohora.com.br

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.