Notícias

 | 26/07/2011 21h37min

Guarani goleia Duque de Caxias e interrompe sequência de derrotas

Time de Campinas estava há cinco jogos sem vencer

A goleada por 4 a 0 do Guarani sobre o Duque de Caxias nesta terça-feira, no Brinco de Ouro, deu um fim na queda livre que o Alviverde campineiro vivia na Série B do Brasileiro. Antes da 13ª rodada iniciar, o Bugre vinha de cinco derrotas seguidas e sofria um drama defensivo: nos últimos cinco resultados, a equipe havia sofrido 10 gols.

Com o resultado, a equipe de Campinas chegou aos 12 pontos, empatou com o Salgueiro (PE), e fica momentaneamente na 18ª colocação. O Salgueiro, que joga nesta terça, às 21h50min, contra o ASA pode ganhar a posição se tirar a diferença no saldo de gols.

Se o Guarani respirou aliviado da crise, a o Duque de Caxias vive um verdadeiro drama na Série B. A equipe ainda não venceu, chegou ao nono revés em 13 jogos, acumula um drama defensivo, com 29 gols sofridos, e é dona do segundo pior ataque, com 11 gols. Resultado:  o Duque se isolou na lanterna da competição, com quatro pontos conquistados, oito atrás do penúltimo colocado.

No jogo, o Bugre abriu boa vantagem no primeiro tempo e, na segunda etapa, apenas administrou. O Duque de Caxias tentou reagir, mas esbarrou em suas próprias fragilidades técnicas.

O amplo domínio e a vantagem de 2 a 0 conquistada pelo Guarani na primeira etapa não refletiu uma grande melhoria da equipe alviverde, que vinha de cinco revezes seguidos na competição. Antes disso, mostrou uma fragilidade excessiva do Duque de Caxias, dono da pior defesa do campeonato, e não ofereceu nenhuma resistência ao também fraco sistema ofensivo do Guarani. Pelas laterais e principalmente pelo meio, com Felipe e Fabinho, faróis de habilidade em um mar de fragilidade técnica, o Bugre pressionou desde o começo e buscou o gol.

Aos 18, Fabinho recebeu livre na área e chutou cruzado. A bola desviou em Santiago e tirou completamente o goleiro Thiago do lance. Após mais alguns minutos de pressão, Felipe acertou um grande passe para Fabinho, que pegou de primeira e fez um golaço. O meia bugrino ainda acertou outra bola na trave. No ataque do Duque, pouco acontecia e piorou quando Somália, responsável por mais da metade dos gols da equipe neste ano, saiu lesionado aos 39. E assim, o Bugre soube tirar proveito da fraqueza alheia.

Na segunda etapa, com a desvantagem, o Duque se lançou ao ataque. Novamente sem mostrar o menor padrão tático. Se na defesa o clube vai mal das pernas o ataque é, junto do Barueri, o segundo pior do campeonato — ainda mais sem Somália, que marcou oito dos 11 tentos feitos. O que se via em campo era o time carioca abusar dos lançamentos para chegar ao ataque. Contudo, o Bugre se retraía demais.

A equipe campineira buscava os contra-ataques e corria riscos desnecessários. Contudo, em dois lances consecutivos, o Bugre resolveu a partida. Aos 14 minutos, Aislan acertou uma cobrança de falta cirúrgica no canto direito e ampliou. Aos 17, após pênalti legítimo, Denílson cobrou colocado também no canto direito e ampliou o massacre. Antes dos 20 minutos, qualquer possibilidade de reação do Duque estava liquidada.

No fim, o jogo caiu de intensidade e o Guarani se contentou em administrar a partida. O Duque, com a desvantagem, sequer esboçou algum tipo de reação e viu o Bugre trocar passes, segurar a posse de bola e até ensaiar um quinto gol.

Na próxima rodada, o Guarani enfrenta o Grêmio Barueri, no próximo sábado, dia 30, às 16h20min, na Arena Barueri. Já o Duque de Caxias volta a campo pela 14ª rodada da Série B na próxima sexta-feira, dia 29, às 21h50min, no estádio Claudio Moacyr, em Macaé (RJ).

FICHA TÉCNICA

GUARANI (4)

Emerson; Bruno Peres, Aislan, Ewerton, João Paulo Gomes; Lusmar, Lucas, Mika (Leandro Carvalho) e Felipe (Anselmo); Fabinho (Assisinho) e Denilson.
Técnico:
Giba Maniaes

DUQUE DE CAXIAS (0)

Thiago; Everton Silva, Bruno Costa, Santiago e Jorbison; Leandro Teixeira, Vitor, Tony e Galvão; Edu Pina (Léo Rodrigues, intervalo) e Somália (John).
Técnico: Valdir Espinosa

Local: Brinco de Ouro, em Campinas (SP)
Árbitro: Janio Pires Gonçalves (TO)
Assistentes: Antônio F. de Souza Parreão (TO) e Edilson Frasão Pereira (TO)
Cartões amarelos: Mika, Bruno Peres e Lucas (GUA); Bruno Costa e Tony (DUQ)
GOLS: Fabinho 18'/1°T : Fabinho, 27'/2°T; Aislan, 13'/2°T; Denilson, 17'/2°T

LANCEPRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.