Notícias

 | 26/07/2011 10h01min

"Dnit é um cliente antigo do TCU", diz procurador do MP sobre casos de corrupção

Marinus Marsico afirma que o principal problema é de ordem estrutural

Com o aumento gradativo dos casos de corrupção no país, as autoridades responsáveis por combatê-los não conseguem responder a todos os processos com a agilidade que deveriam. Segundo o procurador do Ministério Público, Marinus Marsico, que atua junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), o principal problema que gera suspeitas em órgão públicos é de ordem estrutural.

É o que ocorre no caso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que confirmou ontem a saída de seu diretor-geral, Luiz Antônio Pagot:

— O Dnit é um cliente antigo do TCU, assim como outros órgãos públicos — afirma Marsico ao dizer que há "dezenas de processos" envolvendo o órgão.

Para o procurador, os problemas estruturais fogem da alçada dos órgãos de controle. Por isso, pessoas consideradas culpadas acabam passando impunes pela demora no julgamento. Por outro lado, Marsico diz nunca ter visto "alguém inocente ser condenado". 

— Os processos judiciais são lentos e não conseguem combater a corrupção. Além disso corrupto não vai para a cadeia — lamenta o procurador.

Marsico pondera que a indignação da sociedade tem ajudado no combate à corrupção. Em relação às perdas, ele afirma que a Advocacia Geral da União é o órgão que mais recupera recursos. 

— Em 2010, tivemos uma recuperação de mais de 100% — completa.

>> Ouça, na íntegra, a entrevista com o
procurador no programa Gaúcha Atualidade:

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.