Notícias

 | 23/07/2011 16h28min

Presidente da Confederação Asiática de Futebol é banido do futebol

Mohamed bin Hammam foi acusado de tentativa de suborno

Após uma reunião de dois dias do Comitê de Ética da Fifa, o órgão decidiu banir o catariano Mohamed bin Hammam de qualquer atividade relacionada ao futebol para sempre.

Bin Hammam era membro do Comitê Executivo da Fifa e presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC) e foi candidato à presidência da Fifa na última eleição, em junho deste ano, em oposição ao atual presidente Joseph Blatter, mas retirou sua candidatura dias antes do pleito, acusado de tentar comprar o voto de federações do Caribe.

Em resposta ao seu banimento do futebol, Bin Hammam publicou em seu blog uma carta entregue a ele por Blatter em junho de 2008, agradecendo seu apoio nos 10 anos em que presidira a Fifa. "Sem você, querido Mohamed, nada disso teria sido possível" diz Blatter na carta, em trecho que foi destacado pelo catariano.

Outros dois dirigentes que teriam participado da reunião em que Bin Hammam tentou subornar as federações também foram punidos. São eles: Debbie Minguel, oficial da União Caribenha de Futebol (CFU), suspensa por um ano; e Jason Sylvester, oficial da CFU, suspenso por um ano. no entanto, o Comitê de Ética da Fifa não divulgou o motivo das punições aplicadas.

O americano Chuck Blazer, membro do Comitê Executivo da Fifa, recebeu uma advertência por comentários feitos em maio, em uma reunião da Concacaf, sugerindo que alguns membros da CFU estavam sendo investigados, o que o Comitê de Ética da Fifa disse não ser verdade.

 

LANCEPRESS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.