Notícias

Esportes  | 21/07/2011 16h51min

"Problema" no gol: com o retorno de Victor, Grohe deve permanecer?

Atuações do goleiro reserva instituem um debate sobre quem deve ser o titular após o retorno de Victor da Seleção

Guilherme Becker  |  guilherme.becker@rbsonline.com.br

Se um bom time começa sempre por um bom goleiro, o primeiro passo para formar uma grande equipe o Grêmio já tem dado. Há tempo. Victor é ídolo. Goleiro de Seleção, defende o clube desde 2008, quando veio do Paulista de Jundiaí. Protege as redes como poucos — ou como nenhum — no Brasil. Teve atuações brilhantes e fez defesas que garantiram vitórias e empates fundamentais ao Grêmio nas últimas três edições do Campeonato Brasileiro. Convocado para a Seleção que disputou a Copa América na Argentina, foi reserva de Júlio César. Agora, ele retorna com uma sombra: Marcelo Grohe. Na ausência de Victor, o goleiro reserva deu mais do que conta do recado. Em seis jogos, fechou o gol. Fez defesas que poderiam ser conceituadas como "a la Victor". E gerou uma dor de cabeça boa tanto para o técnico como para a torcida gremista.

Julinho Camargo já avisou que Victor deve ser o titular. E, lamentando, em tom irônico, disse que não pode escalar os dois.

— Só tem uma posição que eu não consigo colocar dois, que é a do Marcelo e do Victor — brincou o treinador.



Grohe diz que está feliz pelo reconhecimento
Jefferson Botega


Ágil e seguro, Marcelo Grohe é um exemplo que evoluiu a partir das categorias de base. Aos 16 anos, era o quinto goleiro em uma escala que começava com o multicampeão Danrlei.

— Assisti ao jogo com amigos e comentei com eles como o Marcelo evoluiu. Quando eu era titular, lembro dele como o quinto goleiro, ainda no juvenil, com 16 anos. O Grêmio tem que ficar satisfeito e orgulhoso de ter dois grandes goleiros — atesta Danrlei.

Humilde, Grohe diz que está tranquilo e feliz pelo reconhecimento do trabalho. E joga a responsabilidade para o técnico.

— Quem pode responder à questão da titularidade é o Julinho. O Victor não saiu por demérito. Saiu para servir à Seleção. Estou tranquilo e feliz pelo reconhecimento — fala o goleiro.

— Me sinto muito melhor do que tempos atrás. Este ano está sendo muito bom para mim. Todo jogador precisa de uma sequência para mostrar seu valor. O importante é que o Grêmio está bem servido de goleiros — destaca Grohe.

Julinho Camargo e a torcida gremista não estão sozinhos. O desempenho que poderia colocar Marcelo Grohe perfeitamente entre os titulares e que, pela primeira vez em três anos, questiona a posição até então intocável de Victor, é debatido por ídolos tricolores e comentaristas esportivos.

A seguir, o clicEsportes publica o que pensam ex-goleiros multicampeões pelo Grêmio — Mazaropi e Danrlei — e jornalistas que acompanham o dia a dia do clube.

Mazaropi
"O que vai acontecer é o natural: a volta do Victor. Por ser jogador da Seleção, acredito que o Julinho vai promover o retorno dele. Se a mesma situação estivesse ocorrendo fora do país, talvez fosse diferente. Mas acho que o próprio Marcelo entende que ele, no momento, é o reserva imediato do Victor. Com isso, ele também deve entender esse retorno do titular. O Julinho vai saber conduzir isso até porque a competição é muito longa. Ele vai precisar do Marcelo em outras oportunidades. O importante é o momento que ele vive, que é muito bom. Tem participações decisivas. Esta confiança é importante e ele tem feito isso muito bem".

Danrlei
"O Grêmio tem que ficar satisfeito e orgulhoso de ter dois grandes goleiros. Hoje, o clube sabe que tem goleiro. O Marcelo está pronto para jogar, mas o titular é o Victor, que estava na Seleção, e o próprio Marcelo sabe disso. Converso com ambos e conheço bem os dois. O Marcelo tem consciência da titularidade do Victor. O Grêmio tem que saber trabalhar isso. Primeiro, não pode travar um goleiro como o Marcelo na fase em que está, desvalorizando-o. Jogar ou não jogar é momentâneo. É preciso valorizar o Marcelo e mostrar essa valorização ao atleta. Caso haja possibilidade do Grêmio ganhar dinheiro com o Victor, talvez seja a hora de tentar isso sem precisar contratar para repor. Quando eu estava na Seleção, o Murilo entrava bem, mas quando eu voltava, era o titular. Victor saiu apenas para servir ao país. Não encaro como um problema, mas sim como opção. Se o Victor voltar da Seleção e não estiver em boa fase, aí é possível trocar. Marcelo, hoje, está pronto para jogar em qualquer time do Brasil. Se não for no Grêmio, pode ser em qualquer outro time".

Wianey Carlet
"Victor terá de fazer no mínimo o que o Marcelo Grohe vem fazendo, ou seja, não falhar. Marcelo, além de não falhar, vem salvando o Grêmio com atuações brilhantes. Como goleiro de Seleção, Victor voltará ao gol do Grêmio como titular, mas terá de provar que está apto a jogar no lugar de Marcelo".

David Coimbra
"Marcelo Grohe deveria ser o titular desde o Gauchão. Se ele tivesse sido titular na final, acho que o Grêmio não teria perdido o campeonato. Victor é um ótimo goleiro tecnicamente. É goleiro de Seleção e um dos melhores do Brasil. Mas vejo o Grohe em um momento melhor. Penso que ele é um goleiro seguro e firme que não faz pirotecnias".

Luiz Zini Pires
"Primeiramente, é necessário observar a evolução do Marcelo Grohe. Segundo, esta evolução acontece também porque ele treina com um dos melhores goleiros do Brasil e que é reserva imediato na Seleção Brasileira. Terceiro, Marcelo convive com o Victor, que é orientado pelo Chiquinho, que é o treinador de goleiros da Seleção. O Grêmio tem uma grande escola de goleiros. É tradicional. O Victor voltar da Seleção denota um 'carteiraço' no bom sentido. Estar na Seleção é grife. Victor deve voltar ao gol, mas o interessante é que o Grêmio sabe que caso surja alguma proposta por ele na janela de agosto, o clube pode negociá-lo sem precisar repor alguém imediatamente, pois tem Grohe".

Guerrinha
"Goleiro é momento. E o momento é todo do Marcelo Grohe, até porque goleiro também precisa ter sequência de jogos, fato que não estava acontecendo com o Victor. Mas este é um caso tão diferente dos outros que o Victor vai recuperar a posição sem queixas por ser goleiro de Seleção, pela bagagem. Victor e Marcelo têm sido os maiores destaques do Grêmio nos últimos tempos. Mesmo nas grandes vitórias, Victor faz defesas maravilhosas, e o Marcelo Grohe, nem se fala. O jogo contra o Coritiba e a partida de ontem são exemplos. Os dois se comportam quase sempre como os melhores jogadores do Grêmio. Acho que pelo menos no próximo jogo o Marcelo deveria ser o titular".

Maurício Saraiva
"O que vai acontecer é o que deve acontecer: é o Victor voltar ao time titular porque não há motivo para ele ficar fora. Victor está voltando da Seleção e já teve grandes atuações neste Campeonato Brasileiro. A única vitória do Grêmio, fora de casa, foi contra o Atlético-PR, e o melhor em campo foi o Victor. Embora o Marcelo esteja em uma fase encantada e maravilhosa, é natural que o goleiro da Seleção volte e reassuma a titularidade. Eu faria isso e acho que o Julinho vai fazer isso também".


Confira momentos dos seis jogos de Marcelo Grohe no Brasileirão 2011:

05/06 - Grêmio 2 x 0 Bahia
"Jobson recebeu um lançamento longo, saiu da marcação de Neuton e chutou rasteiro. Marcelo Grohe, ligado, tirou com uma das mãos."

"Marcelo Grohe, seguro mais uma vez substituindo o titular Victor, que está com a Seleção Brasileira, defendeu dois chutes de Jobson nos últimos minutos, garantindo o placar de 2 a 0 para o Grêmio."

26/06 - Botafogo 2 x 1 Grêmio
"O Botafogo tomou conta da partida e obrigou o goleiro Marcelo Grohe a trabalhar bastante."

"Marcelo Mattos acertou uma bomba de fora da área. Grohe saltou e espalmou para escanteio."

29/06 - Grêmio 2 x 2 Avaí
"Welton Felipe desviou de cabeça e Marcelo Grohe espalmou. No rebote, Gustavo Bastos marcou, de cabeça."

"William recebeu livre e chutou em cima de Marcelo Grohe. No rebote, Pedro Ken mandou sobre o travessão."

"Marcelo Grohe foi exigido com perigo mais uma vez aos 22, com um chute cruzado de Romano pela esquerda."


06/07 - Cruzeiro 2 x 0 Grêmio
"O Cruzeiro mudou mais uma vez com Ortigoza no lugar de Wallyson. Aos 42, em boa arrancada de Fabrício pela direita, o volante arriscou chute cruzado, mas Marcelo defendeu."

10/07 - Grêmio 2 x 0 Coritiba
"Com Douglas pouco criativo e Leandro isolado na ponta direita, aos poucos a marcação do Coritiba encaixou. E o pior, os contragolpes passaram a ser quase fatais. Só não foram porque Marcelo Grohe salvou três tentativas."

20/07 - Figueirense 0 x 0 Grêmio
"Marcelo Grohe mais uma vez. Victor está de volta da Seleção Brasileira, mas o reserva vem sendo o principal destaque do Grêmio no Brasileirão. Contra o Figueirense, na noite desta quarta-feira, em Florianópolis, o goleiro salvou o Tricolor de uma derrota. Fez diversas defesas difíceis e ainda pegou um pênalti no final do jogo. Resultado: 0 a 0 e um ponto somado longe do Olímpico."



Próximos jogos:
27/07 - Grêmio x América-MG
30/07 - Flamengo x Grêmio
03/08 - Grêmio x Atlético-MG





Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011








Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro



CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.