Notícias

Clima  | 20/07/2011 10h

Temperatura tem queda acentuada no Estado e na sexta-feira pode voltar a fazer frio de 0ºC

Máxima hoje na Fronteira Oeste não deve passar dos 10ºC

Após vários dias de temperaturas amenas, o frio voltou a ganhar força no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A temperatura despencou na fronteira com o Uruguai. Em Santana do Livramento a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 3,1ºC às 7h, e sensação térmica de -2,5ºC. Desde o dia 6 de julho não fazia tanto frio no município, conforme destaca o meteorologista da Somar, Celso Oliveira. No Estado, há 10 dias a temperatura não chegava na casa dos 3ºC com base nos registros do Inmet (a mínima no dia 10 de julho foi 3,9ºC em Vacaria). A previsão é de que o RS volte a registrar temperaturas em torno de 0ºC nesta sexta-feira, com possibilidade de geada na região da campanha.

 Como está o tempo em sua cidade? Mande fotos! 

— O frio dessa vez não vai ser muito intenso nem muito duradouro e, mais tardar, no domingo já deve amenizar — antecipa Oliveira.

Ele ainda destaca o comparativo das temperaturas de hoje com as de quatro dias atrás. Nesse intervalo a temperatura registrada na madrugada em Santana do Livramento caiu mais de 11ºC. Em 24 horas a diferença é de mais de 7,5ºC. No dia 16 a mínima foi 14,5ºC no RS e ontem 10,8ºC.

As temperaturas não devem sequer chegar aos 20ºC hoje na maior parte do Estado. De acordo com a Somar, as cidades menos frias terão máximas em torno de 18 e 19ºC. Na Fronteira Oeste, a máxima não deve passar dos 10ºC.

As cidades de Rio Grande, Uruguaiana, Canguçu, Caçapava do Sul, Alegrete, Bagé, Jaguarão, Quaraí, São Gabriel, Chuí e Dom Pedrito também registraram temperatura inferior a 10°C na manhã desta quarta-feira, conforme o Inmet, além de Pelotas conforme medição da estação meteorológica da RBS.

Chove forte com trovoadas desde as primeiras horas da madrugada no Norte e parte da região oeste do Estado e há previsão de granizo no Noroeste e na região das Missões. Os temporais podem gerar hoje acumulados de até 70% da média do mês no RS. Várias cidades já registram precipitação, com destaque para Santo Augusto, no Noroeste, onde em apenas quatro horas o acumulado chegou a 33mm, o equivalente a 25% da média do mês de julho ou a uma semana de chuva. Apesar da chuva, até as 9h não foram registradas grandes rajadas de vento.

Amanhã, segundo alerta do Inmet, as condições meteorológicas serão favoráveis à ocorrência de chuva, com intensidades entre moderada e forte, com rajadas de vento em áreas isoladas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

> Acompanhe o site das estações meteorológicas do Grupo RBS
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia 



ZERO HORA
Lauro Alves / Agencia RBS

Dia começou com chuva e mínima de 14,7ºC na Capital
Foto:  Lauro Alves  /  Agencia RBS


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

20/07/2011 06h32min
Temporais devem gerar acumulados de cerca de 70% da média do mês nesta quarta-feira no RS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.