| 11/07/2011 03h21min
As secretarias estaduais da Educação e da Saúde se uniram para orientar escolas e coordenadorias regionais sobre formas de prevenção contra a gripe A.
O avanço da doença fez com que escola da Capital encaminhasse circular pedindo aos pais que vacinem seus filhos. Em outra, de Esteio, onde a diretora estaria com suspeita de ter contraído o H1N1, os alunos serão imunizados nesta segunda-feira.
A ação das secretarias vem difundindo medidas simples e eficazes, incluindo higiene pessoal e limpeza de objetos, como os brinquedos utilizados em turmas da Educação Infantil.
A orientação é para que os doentes permaneçam em casa durante sete dias, a partir do aparecimento dos sintomas. Crianças menores de 12 anos devem ficar 14 dias em casa.
Alarmado pelo ressurgimento dos casos na Capital, o Colégio João Paulo I, por exemplo, encaminhou uma circular aos pais na semana passada, recomendando a vacinação.
>>>Saiba como se prevenir
O documento também lista cuidados básicos para brecar a disseminação do H1N1 e pede que crianças com suspeita ou confirmação de contágio fiquem em casa. A ideia é barrar a entrada do vírus no estabelecimento.
Segundo Osvino Toillier, presidente do Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), esse envolvimento dos pais é decisivo. Ele afirma que, desde a eclosão do vírus, o combate à gripe A passou a fazer parte da rotina dos estabelecimentos de ensino particulares.
>>>Leia a reportagem completa na Zero Hora desta segunda-feira
>>>Confira no mapa abaixo os municípios que já registraram casos confirmados de gripe A este ano:
Visualizar Gripe A no RS em um mapa maior
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.