Notícias

Esportes  | 09/07/2011 17h52min

Fred faz no último minuto e salva o Brasil na Copa América

Seleção de Mano Menezes empatou em 2 a 2 com o Paraguai na tarde deste sábado em Córdoba

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Aos 44 minutos, quando o Brasil se encaminhava para a derrota, Fred salvou. O centroavante recebeu passe de Paulo Henrique Ganso e mandou para o fundo das redes. A Seleção de Mano Menezes empatou em 2 a 2 com o Paraguai na tarde deste sábado em Córdoba e segue viva na Copa América. Os outros gols da partida foram marcados por Jadson (Brasil), Roque Santa Cruz e Valdez (Paraguai).

O gol no último minuto, no entanto, não apagou a fraca atuação brasileira. A equipe ficou presa na marcação paraguaia durante os 90 minutos e abusou dos chutões.

Foto: Felipe Dana,AP

Com o empate, o time de Mano Menezes tem dois pontos e segue sem vencer na competição. Para se classificar, precisa derrotar o Equador na próxima quarta-feira, às 21h45min, também em Córdoba, pela última rodada do Grupo B para garantir uma vaga nas quartas de final.

Primeiro tempo

Mano Menezes surpreendeu na escalação. Tirou Robinho e colocou Jadson na equipe titular.

>>> Galeria de fotos de Brasil 2 x 2 Paraguai

O jogo começou com o Paraguai próximo do gol. Logo aos dois minutos, Roque Santa Cruz recebeu passe na entrada da área. O centroavante limpou e chutou para fora, no canto direito de Júlio César.

Foto: Omar Torres,AFP

Os primeiros 15 minutos foram de muitas dificuldades em construir jogadas. O Paraguai exercia marcação no campo de defesa do time de Mano Menezes. Para chegar ao ataque, a Seleção abusava dos lançamentos.

O Brasil só conseguiu construir um lance de perigo aos 19 minutos. Em uma rápida troca de passes, Ganso, até então apagado, tocou para Jadson. O meia encontrou Pato, que tentou deslocar de Villar, mas o goleiro mandou para escanteio.

O rendimento da Seleção melhorou, o que não se converteu em gol, já que o ataque brasileiro não finalizava com perigo. O domínio da partida era dos comandados de Gerardo "Tata" Martino.

Foto: Natacha Pisarenko,AP

Aos 29 minutos, Torres recebeu na intermediária. Livre, arriscou. O chute saiu rasteiro pelo canto esquerdo de Júlio César.

O Brasil atuava mal. Jadson, escolhido por Mano Menezes para iniciar a partida, era vaiado. Mas o futebol tem  também o outro lado. Em um lance de vitória pessoal de Ramires, o volante tocou para Ganso. O articulador deu um leve toque para Jadson que ajeitou e chutou forte, de fora da área, no canto direito de Villar, abrindo o placar aos 38 minutos do primeiro tempo.

Foto: Miguel Rojo, AFP

Na comemoração, o meia colocou a mão na orelha, para ouvir as reclamações dos brasileiros.  Mas não foi só ele. Mano, irritado, botou a mão na boca, mandando a torcida ficar quieta.

Na saída para o intervalo, apesar da vitória, os brasileiros chamaram o treinador de burro pela escolha do meia.

Segunda etapa

O Brasil voltou para o segundo tempo com uma alteração. Jadson, autor do gol, foi substituído por Elano. Mas, no início, o que se viu foi uma repetição do primeiro. O Paraguai tinha o domínio das ações da partida, deixando o Brasil em uma situação difícil para sair jogando.

Foto: Natacha Pisarenko,AP

Aos nove minutos, Neymar fez uma grande jogada pela esquerda. No arremate, a bola saiu por cima.

O Paraguai bateu rápido o tiro de meta. O Paraguai fez um belo lance pela esquerda. Estigarribia avançou com a bola do campo de defesa. Com espaço, cruzou para o meio da área. A zaga brasileira cochilou e Roque Santa Cruz, da entrada da área, só teve o trabalho de deslocar Júlio César, mandando no canto direito do goleiro aos 10 da segunda etapa.

Dez minutos depois, Ganso fez um ótimo lançamento para Neymar. O atacante dominou, mas Villar saiu do gol e defendeu.

Aos 22, Daniel Alves cometeu uma falha. O lateral-direito tentou dominar, mas acabou perdendo para Ortigoza. O paraguaio tocou para o meio da área. Valdez chutou. A bola bateu em Júlio César e voltou para o próprio jogador marcar o segundo gol.

Mesmo com o resultado adverso, o Brasil não conseguiu mudar o jogo. As dificuldades de criação se repetiram e o time não levava perigo ao gol de Villar.

Aos 37 minutos, Neymar, principal esperança brasileira, saiu de campo vaiado para entrar Fred.

Elano, aos 40 minutos do segundo tempo, bateu uma falta perigosa. O goleiro Villar salvou. A bola ainda bateu no travessão antes de sair para escanteio.

Aos 44, Ganso mostrou o motivo de ser tão idolatrado pelos brasileiros. O articulador, com um leve toque, deixou Fred de frente para o gol. Cumprindo a função de centroavante, só teve o trabalho de girar o corpo e bater no canto direito de Villar, dando número final ao placar.

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.