Notícias

Esportes  | 09/07/2011 08h10min

Para fazer história: Cigano pode ser o 10º brasileiro campeão do UFC

Desafiante pelo cinturão, catarinense afirma que esperava a chance de enfrentar Velasquez

Tomás Hammes  |  tomas.rodrigues@rbsonline.com.br

Anote a data em sua agenda: 19 de novembro de 2011. Em San José, na Califórnia, o Brasil poderá ter um novo campeão no Ultimate Fighting Championship (UFC) 138. Mais precisamente, o 10º. Nesse dia, o catarinense de Caçador Junior Cigano desafiará o detentor do título dos pesos-pesados, o americano Cain Velasquez, que, apesar de ter nascido em Yzuma, no Arizona, luta pela cidade californiana.

Com pouco mais de quatro meses para a luta, o brasileiro já começou a preparação para a luta. "Devagarzinho", conta ele, brincando. Respeitoso, reconheceu a qualidade do atual campeão e garantiu que esperava ter a oportunidade de realizar este combate: 

– Quem eu queria realmente enfrentar é o meu próximo oponente, o Velasquez. Ele é o melhor peso-pesado, um dos mais qualificado lutadores que estão no UFC. Acredito que é um dos melhores lutadores do mundo. Nos próximos meses, vou dormir e acordar pensando nele.

>>> Para Minotauro, disputar o UFC no Brasil será um sonho
>>> Árbitro brasileiro no UFC aposta no sucesso do evento no país
>>> Lyoto Machida espera recuperar cinturão dos meio-pesados do UFC

Idolatria a Minotauro

Se hoje Cigano está entre os holofotes, muito se deve a uma lenda do esporte, o também brasileiro Antônio Rodrigo "Minotauro" Nogueira. O baiano é uma espécie de mentor do catarinense. Seu antigo treinador, Iuri Carlton foi quem o apresentou ao peso-pesado. Da idolatria nasceu uma amizade pela convivência dos trabalhos em conjunto.

O catarinense é só elogios ao ex-campeão do UFC e do Pride. Companheiro do Team Nogueira - equipe de Minotauro pela qual os dois lutam -, lembra da ajuda que o baiano deu não só para ele, mas como para muitos outros atletas:

– Ele me acolheu e me ajudou muito. É um irmão para mim. A pessoa mais bondosa do mundo. Sempre que preciso de algo, peço um conselho a ele.

Cigano descarta lutar contra o baiano

Apontado como o sucessor do seu mentor, Cigano demonstra humildade ao se comparar a Minotauro. Considera o baiano o maior de todos os pesados e descarta qualquer possibilidade de algum dia enfrentar o ídolo:

– Acho que sucessor é demais para mim. Igual a ele acho que não terá mais ninguém. Isso (lutar contra Minotauro) é impossível. A maioria do que eu sei foi ensinada por ele.

Vitória sobre Carwin e a luta mais importante da carreira

Há pouco menos de um mês, Cigano - que tem em seu currículo 13 triunfos e uma derrota - venceu, por decisão unânime dos juízes, o americano Shane Carwin pelo UFC 131. A vitória o credenciou a brigar pelo cinturão da categoria. Diante do americano, manteve a estratégia previamente estabelecida para não ser surpreendido pelo excelente golpeador.

Foto: Divulgação, UFC

Mas não foi a luta contra Carwin que o brasileiro considera a mais importante até o momento. De acordo com o catarinense, foi o seu nocaute contra o Werdum no UFC 90 em outubro de 2008, sua estreia no evento. E, logo de cara, desafiava o gaúcho, que era postulante ao cinturão. Mostrando que não seria "apenas mais um", conseguiu derrubá-lo ainda no primeiro round:

– Foi minha luta mais importante. Eu era um azarão. Só o meu time e a minha família acreditavam em mim. Quebrei muitas barreiras a partir de lá. 

Werdum declarou que gostaria de enfrentá-lo novamente. Cigano, apesar de acreditar que a luta ainda deva demorar, aceitaria um novo enfrentamento.

UFC Brasil

Fora do UFC Brasil, Cigano admitiu que gostaria de participar do evento. No entanto, por ter enfrentado Carwin tão recentemente, ficou impossibilitado e trabalhará nos bastidores ajudando os companheiros.

Otimista, acredita em uma grande participação brasileira no evento:

– Temos condições de sair com 100% de aproveitamento.

Cartel de Cigano no MMA:
13 vitórias
1 derrota 
 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.