Notícias

Esportes  | 01/07/2011 19h31min

CBDA afirma que "falta de limpeza" em farmácia causou doping de Cielo

Além do campeão olímpico e mundial, mais três nadadores brasileiros foram pegos no controle realizado no Troféu Maria Lenk

A farmácia em que Cesar Cielo compra seus suplementos alimentares assumiu a culpa pelo doping do nadador, segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A empresa, localizada em Santa Bárbara D’Oeste - cidade natal de Cielo -, enviou à entidade um relatório avisando sobre a contaminação dos produtos por furosemida.

— A farmácia mandou um relatório do dia da manipulação desse suplemento, com os horários e as substâncias que foram manipuladas naquele dia. Eles assumem esse erro da manipulação no encapsulamento por falta de limpeza da bancada. Como foi feito um pedido em caráter de urgência, porque ele ia viajar e precisava levar o remédio, eles pararam a manipulação que estavam fazendo na hora, com furosemida, para fazer a manipulação de Cielo - disse ao site globoesporte.com Sandra Soldan, ex-triatleta e médica da CBDA.

> Confira a nota oficial de Cielo

Segundo informações da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, CBDA, além do campeão olímpico e mundial, mais três nadadores brasileiros foram flagrados na competição: Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa.

Os quatro nadadores declinaram no direito de realização da amostra B. Os referidos atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, ficando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos.

O painel, dentro do espírito da legislação da Federação Internacional de Natação - FINA, notadamente na regra DC 10.4, optou por uma advertência aos quatro nadadores uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio.

De acordo com a regra DC 9 da FINA, os atletas perdem os resultados, prêmios, certificados e medalhas obtidos no Troféu Maria Lenk de Natação.

A Fina tem, agora, 20 dias para saber se acolhe a alegação dada pelos nadadores à CBDA ou se necessitará de mais esclarecimentos para definir se aceita ou não a decisão. Caso a Federação rejeite a explicação, os brasileiros ou a Confederação podem ser levados ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.