Esportes | 27/06/2011 23h08min
Um dos momentos mais marcantes da edição especial em comemoração aos 40 anos do Sala de Redação, na noite desta segunda-feira, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, foi a homenagem a Ruy Carlos Ostermann.
Professor, como é conhecido no meio jornalístico, recebeu um troféu por sua atuação no comando do programa, onde está desde 1978. A distinção foi entregue pelo presidente do Grupo RBS, Nelson Sirotsky, que destacou a contribuição de Ruy à Rádio Gaúcha.
>>> Galeria de fotos do Sala de Redação na Zero Hora
>>> Galeria de fotos do Sala de Redação no Teatro do Bourbon Country
>>> INFO: 40 momentos do Sala de Redação
– Com muito prazer e muita emoção encaminho esta homenagem a uma figura extraordinária, o líder, o Professor Ruy Carlos Ostermann, o homem da braçadeira.
A noite marcou a despedida de Ruy da condução do Sala e dos comentários nas jornadas esportivas da Rádio Gaúcha. Mas os ouvintes e leitores não ficarão privados da sabedoria e do brilhantismo do Professor, que seguirá atuando no Grupo RBS.
Foi uma sucessão de surpresas e emoções no Teatro do Bourbon Country, nas celebrações dos 40 anos do Sala de Redação. Além da equipe atual – Ruy, Paulo Sant’Ana, Lauro Quadros, Wianey Carlet, Kenny Braga, Guerrinha e Cacalo –, foram homenageados, inclusive in memoriam, todos os que se empenharam em transformar o Sala na mais popular atração para os apaixonados por futebol e esportes.
O início da festa já foi trepidante. Na chegada dos convidados, o palco estampava os logotipos da Rádio Gaúcha do Sala num telão. Quando as luzes do teatro se apagaram, jornaleiros irromperam no meio da plateia anunciando "Olha a Zerôôôôôôô...!" e distribuindo a reedição comemorativa da ZH de 14 de junho de 1971 – o dia de nascimento do Sala de Redação.
O programa surgiu da tradição inovadora do Grupo RBS. Seu idealizador foi o jornalista Cândido Norberto (1927-2009), no meio efervescente da ZH. Em um formato inovador, tornou a Redação do jornal uma sala, onde todos podiam falar livremente, sem roteiros fixos e textos comerciais. Com seu estilo elegante, Cândido trouxe o bate-papo informativo ao rádio. No começo do Sala de Redação, Cândido perambulava pelas editorias de Zero Hora, microfone em punho, conversando com jornalistas, comentando fatos, repercutindo notícias.
O Sala foi um marco no radiojornalismo. Influenciou na retomada do Departamento de Esportes da Rádio Gaúcha, na época desativado. Foi um celeiro de jovens profissionais. Sobretudo, entrou na agenda de imperdíveis dos ouvintes pela polêmica, pelas histórias hilariantes e pelos debates acalorados sobre futebol.
Autoridades, como o prefeito da Capital, José Fortunati, prestigiaram o evento de ontem. Deputados federais e estaduais, autoridades e pessoas ligadas aos esportes participaram da festa pelas quatro décadas do Sala e das homenagens ao Professor Ruy.
Sala de Redação influenciou na retomada do Departamento de Esportes da Rádio Gaúcha
Foto:
Ricardo Duarte
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.