| 23/06/2011 16h48min
Começa neste sábado o 11º Campeonato Mundial de Masters. A competição, que acontece de dois em dois anos, será realizada em Natal, reunindo 1.600 atletas e 90 árbitros de 28 países. Os jogos serão disputados em 12 ginásios na capital potiguar.
O campeonato reúne categorias de 35 a 70 anos, com intervalos de cinco anos entre uma e outra. O Brasil chega para defender o título da 35+ masculina, conquistado no Mundial de Praga, disputado em 2009. Na mesma competição, a equipe verde-amarela de 65+ masculina ficou com a medalha de prata, perdendo a final para os Estados Unidos.
O Brasil é considerado um dos países onde o basquete máster é mais forte. É o terceiro no ranking mundial, perdendo para Estados Unidos e Rússia. Bicampeão mundial, o pivô gaúcho Evandro defenderá a categoria 45+.
— O Brasil se dá muito bem nas categorias acima de 45, 50 e 55 anos. Já fomos campeões mais de uma vez — diz o atleta, que chegou a defender a seleção brasileira profissional ao lado de Oscar, além de rodar por grandes clubes como Flamengo, Franca e Pitt/Corinthians.
O Rio Grande do Sul também terá quatro árbitros e um coordenador de arbitragem. Um deles é Fernando Mabilde, que quando trabalhava no basquete profissional, apitou jogos do Mundial de 1994, no Canadá, e da Olimpíada de 1996, em Atlanta. Junto com ele viajam ao Rio Grande do Norte José Luiz Barbosa, Daniel Ávila e Oscar Bertoni, além do coordenador Luiz Fernando Santoro.
Os resultados podem ser acompanhados no twitter da Federação Internacional de MaxiBasquetebol (Fimba).
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.