Notícias

Esportes  | 22/06/2011 08h22min

"A situação é difícil, mas estamos confiantes", diz mulher de Kita

Ex-atacante da Dupla teve pé amputado devido à infecção e segue em estado grave

Leandro Becker e Mateus Rodighero*

O ex-atacante João Leithardt Neto, conhecido como Kita, vive um drama em Passo Fundo, no norte do Estado. Aos 53 anos, o centroavante campeão estadual pela dupla Gre-Nal e vice-campeão olímpico na década de 80 teve o pé esquerdo amputado e está internado em estado grave devido a uma infecção.

— A situação é difícil, mas estamos confiantes. Ele é forte. Se Deus quiser, vai sair dessa — afirma Carmen Leithardt, 55 anos, mulher de Kita.


Kita, no centro e agachado
Foto: João Leithardt Neto, arquivo pessoal

Segundo ela, o problema começou em junho do ano passado, após uma cirurgia para reconstituição dos ligamentos do tornozelo esquerdo. Pai de três filhos, Kita teria retardado o tratamento para cuidar do filho Guilherme, 24 anos, que inspira cuidados especiais após ter sofrido acidente de moto, há dois anos.

— Ele sempre disse que não podia ficar doente porque precisava cuidar do filho — afirma Carmen.

A carreira de Kita começou no Gaúcho, de Passo Fundo, em 1973. Em 1976, ele foi para o rival 14 de Julho. Depois de jogar por Criciúma e Brasil, de Pelotas, ganhou projeção ao ser goleador do Gauchão de 1983, pelo Juventude. No ano seguinte, conquistou o Gauchão pelo Inter.

Kita era bom cabeceador – um centroavante de estilo trombador, mas dotado de técnica e de visão de jogo. Em 1984, quando o Inter foi a base da seleção olímpica, conquistou a medalha de prata em Los Angeles.

Em 1986, Kita foi goleador do Paulistão pela Inter, de Limeira. Na decisão, marcou na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, que garantiu o título inédito. Em setembro daquele ano, mudou-se para o Rio, pois defenderia o Flamengo. Lá, venceria a Copa União de 1987, ao lado de craques como Andrade, Renato, Bebeto e Zico. Kita era reserva.

Depois de passar pela Portuguesa, Kita voltou em 1989 ao futebol gaúcho para jogar no Grêmio e vencer Gauchão e Copa do Brasil. Saiba mais sobre a carreira do ex-atacante na reportagem completa, na edição desta quarta de Zero Hora.

* leandro.becker@zerohora.com.br | mateus.rodighero@rbstv.com.br

ZERO HORA
Paulo Dias, BD - 21/03/1989  / 

Kita defende o Inter em Gre-Nal: bom cabeceio e visão de jogo
Foto:  Paulo Dias, BD - 21/03/1989


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

21/06/2011 09h54min
Kita tem pé amputado e está internado em estado grave
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.