Notícias

Esportes  | 21/06/2011 18h33min

Saiba mais sobre embolia pulmonar, problema que afasta Rodrigo do Inter

Jogador fará tratamento à base de anticoagulantes pelos próximos seis meses

Atualizada às 22h42min

Um problema de saúde roubou os olhares do time do Inter nesta terça-feira. Depois de ficar de fora contra o Coritiba, o zagueiro Rodrigo foi diagnosticado com embolia pulmonar, ainda sem causa conhecida pelo departamento médico. Ele sentiu-se mal às vésperas da partida de domingo, e exames detectaram a doença.



Leia mais
> Falcão terá problemas para escalar zaga
> Rodrigo está internado na CTI
> Zagueiro Rodrigo tem embolia pulmonar

O jogador vai ficar internado na CTI do Hospital Mãe de Deus por uma semana e pode ficar afastado dos campos por até seis meses devido a tratamento à base de anticoagulantes. Vinculado com o Inter até o fim do ano, Rodrigo pode ter feito seu último jogo pelo clube diante do Palmeiras, no dia 12 de junho.

— O Rodrigo poderia correr risco de vida, se a anormalidade não fosse diagnosticada a tempo — afirmou o diretor do departamento médico do Inter, o pneumologista Paulo Goldenfun.

É a segunda vez que Rodrigo, 30 anos, enfrenta esse problema de saúde. Ele já havia sofrido com os efeitos de uma embolia pulmonar em 2009, quando defendia o São Paulo. Segundo o pneumologista da Santa Casa Paulo José Zimermann Teixeira, a embolia costuma incidir sobre pessoas com mais de 40 anos, sobretudo tabagistas e obesas. Indivíduos jovens, como Rodrigo, precisam atentar para a possibilidade de carregarem uma pré-disposição genética.

—  Mais raramente, indivíduos jovens que repetem episódios de embolia devem ser avaliados pela possibilidade do estado de hipercoagulabilidade primária, em que alguma alteração desde o nascimento altera a coagulação e predispõem a formação de trombos (coágulos) — explica Teixeira.

O principal fator de risco é a imobilização por mais de três dias, sendo comum o problema surgir em pacientes que récem enfrentaram cirurgias e passam por processo de recuperação. De diagnóstico complicado, a embolia pulmonar pode ser confundida com outras doenças.

— Metade dos casos é descoberto na necropsia — avisa Goldenfun.

O clicEsportes consultou especialistas e traz um guia sobre a doença. Conheça mais sobre embolia pulmonar, sintomas, tipos e formas de tratamento.

O que é embolia pulmonar?
É quando um êmbolo (uma espécie de coágulo) obstrui um ramo da artéria do pulmão.

Ocorre quando
Há uma formação de trombo, o que mais frequentemente ocorre nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda), que, ao se fragmentar, se transforma num êmbolo e sobe até o pulmão. Para que isso aconteça, é preciso sangue parado (estase venosa), lesão da camada interna dos vasos sanguíneos e hipercoagulabilidade do sangue.

Sintomas
- Dor ao respirar
- Falta de ar
- Respiração acelerada
- Taquicardia
- Sensação de morte iminente
 
Causas ou fatores de riscos mais comuns
- Imobilização por mais de três dias (pessoas acamadas, pós-cirúrgicos)
- Síndrome da classe econômica: viagens prolongadas de avião
- Pessoas com mais de 40 anos, tabagistas, obesos, mulheres usuárias de anticoncepcional oral e pessoas em tratamento com quimioterapia teriam mais facilidade em ter o problema.
- Mais raramente, indivíduos jovens que repetem episódios de embolia devem ser avaliados pela possibilidade do estado de hipercoagulabilidade primária, em que alguma alteração desde o nascimento altera a coagulação e predispõem a formação de trombos.
 
Tratamento
- Anticoagulantes, como a heparina, e depois comprimidos por pelo menos três meses
- O anticoagulante evita que que novos êmbolos ocorram; o êmbolo existente é absorvido aos poucos pelo organismo
- Em casos muito graves, podem ser usados medicamentos para dissolver o trombo
 
Cuidado
- A embolia, se não detectada, pode causar a morte. Quando diagnosticada e tratada e o fator de risco removido, a melhora ocorre na maioria dos casos.
- Por ter sintomas semelhantes aos de uma gripe ou de uma pneumonia, como tosse, febre, dores no peito e falta de ar, muitas vezes é preciso que o médico suspeite da possibilidade de embolia pulmonar através do reconhecimento dos chamados fatores de risco.
- Viagens longas devem ser realizadas com paradas a cada duas horas para caminhar e quando de avião caminhar no corredor e fazer movimentos com os pés.
- Indivíduos com problemas crônicos de saúde devem conversar com seu médico quando forem fazer viagens longas para que a prevenção da embolia seja feita.
 
Outros tipos menos comuns
- Embolia gasosa - obstrução dos vasos sanguíneos por bolhas de ar
- Embolia gordurosa - originada por fratura de ossos longos (fêmur e tíbia). Libera uma mistura da medula óssea com sangue, pode chegar ao pulmão.

Confira:

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







 

Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







 

Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro

 

 

CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.