Notícias

Esportes  | 20/06/2011 09h15min

O melhor do final de semana no Brasileirão: rodada cheia de empates e boa para os paulistas

Líder São Paulo vence fora e bate recorde. Vice Palmeiras goleia e puxa a média de gols, que fica em 2,2

Na quinta rodada do Brasileirão, os times da casa se deram mal. Das nove partidas realizadas, somente Palmeiras e Figueirense venceram. Os alviverdes, aliás, seguem a quatro pontos do líder São Paulo, um dos visitantes indigestos: superou o Ceará no Nordeste e quebrou um recorde da era dos pontos corridos, com 100% em cinco jogos. Com cinco empates, os donos da casa tiveram, no total, um aproveitamento de apenas 40,7%.

Ao todo, foram marcados 20 gols, três nos dois jogos de sábado e 17 nos sete de domingo. A média foi de 2,2 por partida. Quem puxou este número foi o Palmeiras, com a goleada diante dos catarinenses, e os Atléticos de Minas e Goiânia, que empataram em 2 a 2.

Nos quatro cantos do país, o final de semana chegou aos dois extremos: teve o primeiro empate sem gols, entre Flamengo e Botafogo, e a maior goleada, aplicada pelo Palmeiras sobre o Avaí: 5 a 0.

Vale lembrar que a quinta rodada ainda não acabou. O clássico entre Corinthians e Santos, que seria realizado neste final de semana no Pacaembu, foi adiado para o dia 10 de agosto, devido à participação do time de Muricy Ramalho na final da Copa Libertadores.

Derrota em casa e empate derruba-técnico

Dois grandes clubes do futebol brasileiro tiveram problemas contra equipes que subiram neste ano da Série B. E os técnicos pagaram por isso. O Fluminense levou 1 a 0 do Bahia, e Abel Braga já tem duas derrotas em dois jogos. O gol foi de Jobson, já no apagar das luzes, mas a boa notícia para os baianos foi a atuação de Carlos Alberto, ex-Grêmio, em seu primeiro jogo no time tricolor.

Já Cuca acabou demitido do Cruzeiro depois do empate em 1 a 1 no clássico mineiro contra o América-MG, em Sete Lagoas. A decisão foi anunciada no domingo, e nesta segunda Joel Santana assume o time.


Foto: Washington Alves/VIPCOMM

Decepção, chuva de gols e azar tricolor

O clássico carioca entre o Flamengo de Ronaldinho e Thiago Neves e o Botafogo de Elkeson e Maicosuel não teve redes balançadas no Engenhão. Chuva de gols, mesmo, aconteceu na goleada do Palmeiras por 5 a 0 sobre o Avaí. Kléber marcou dois gols (um de pênalti, contrariando a torcida que queria Marcos na cobrança) e Luan deixou um. Ambos figuram entre os artilheiros do Brasilerão, ao lado de Bernardo.

Além do Palmeiras, o Figueirense foi o outro mandante a se dar bem: fez 2 a 0 no Atlético-PR em Florianópolis. No empate em 1 a 1 com o Vasco, o Grêmio teve pouca sorte. Além de ver seu ex-goleiro Fernando Prass defendendo um pênalti de Gabriel, o Tricolor ainda viu Bernardo, o outro dos três goleadores do certame, marcando um belo gol, mas provavelmente com a intenção de cruzar.


Foto: Fernando Gomes

Alguém segura o líder?

A arrancada do São Paulo está sendo impecável. Como um boxeador campeão, o time de Ricardo Gomes derruba qualquer um que o desafia. Desde o início da era dos pontos corridos, é a primeira vez, um time vence seus cincos primeiros compromissos. Resultado: liderança isolada, com 15 pontos, quatro acima do vice Palmeiras.


Luiz Pires, Divulgação/Vipcomm

A vítima da vez foi o Ceará, que levou 2 a 0 em casa. A vitória começou nas mãos de Rogério Ceni, que segurou um pênalti cobrado por Osvaldo, e foi parar nos pés de Lucas, da Seleção. Marlos havia aberto o placar.

Empate xoxo com o maior público

Além do Coritiba, o Inter enfrentou o maior público da rodada: 19.693 paranaenses foram ao Couto Pereira e viram o Colorado sair na frente com um belo gol do volante Glaydson, novidade do técnico Paulo Roberto Falcão. Na primeira oportunidade como titular da meta vermelha, o goleiro Muriel se saía bem diante de um dos melhores ataques do Brasileirão.


Foto: Alexandre Lops, Divulgação/Inter

Mas os alviverdes chegaram à igualdade depois que Kleber cometeu pênalti em Bill. E por pouco Davi não parou na muralha colorada. Muriel chegou a defender a cobrança, mas, no rebote, o batedor igualou o placar. Apesar do mau resultado, o desempenho de arqueiro foi uma boa notícia para os visitantes, já que Renan e Lauro devem deixar o Beira-Rio.

Duelo de homônimos cheio de gols

O outro jogo do domingo à noite foi o segundo com mais gols na rodada. Os Atléticos mineiro e goianiense empataram em 2 a 2 em Sete Lagoas, Minas Gerais. Marcão e Vítor Júnior anotaram os gols dos visitantes, que tomaram a iniciativa saindo na frente e anotando o segundo gol antes do rival. Coube aos reservas Renan Oliveira e Guilherme dar a igualdade aos mineiros.

Próxima rodada: clássico desafia o líder

A próxima rodada terá como atrações a estreia de Joel Santana no Cruzeiro diante do Coritiba e o duelo entre Atlético-MG e Flamengo, no sábado, e o clássico entre Corinthians e São Paulo no domingo. Nesse dia, o Grêmio vai ao Engenhão visitar o Botafogo e o Inter recebe o Figueirense no Beira-Rio.

>>Confira:

Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011







Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos







Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro







CLICESPORTES
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.